quarta-feira, 25 de junho de 2014

Movimentação aérea deve ter queda no período da Copa

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, e Maurício Emboaba, consultor técnico da entidade
A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) divulgou dados preliminares sobre a operação das companhias aéreas brasileiras durante a da Copa do Mundo. Desde a abertura da competição, em 12 de junho, as empresas associadas (Tam, Gol, Azul e Avianca) têm transportado, em média, 470 mil passageiros por dia, em voos com ocupação de aproximadamente 80%.

“No geral, as operações da malha especial durante a Copa do Mundo têm sido muito satisfatórias. Os únicos problemas que registramos até aqui foram de ordem climática, que fogem do nosso controle, em três aeroportos: Curitiba, Porto Alegre e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, sendo que este último foi o único em que os atrasos tiveram alguma influencia sobre torcedores, mas com um impacto mínimo”, destacou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

Na primeira semana de jogos foram transportados cerca de 3,7 milhões de passageiros pelo Brasil. O pico foi registrado no dia 16 de junho, segunda-feira e véspera de jogo da seleção brasileira em Fortaleza, quando as empresas aéreas nacionais transportaram 501 mil viajantes pelo País. Apesar do bom andamento das operações, a associação estima que a movimentação média de passageiros entre a abertura e a final da Copa fique entre 11% e 15% abaixo do mesmo período do ano anterior.

"Os números finais e o balanço conclusivo da operação aérea na competição serão divulgados apenas no final de julho", afirmou Sanovicz.

BALANÇO DE MAIO
Durante o último mês, a demanda da aviação doméstica cresceu 4,3% em relação a maio de 2013, enquanto a oferta teve recuo de 1,8% no mesmo período. Com isso, o load factor cresceu 4,5 pontos percentuais e fechou em 78,6%, recorde para maio. Ao longo dos cinco primeiros meses do ano, a ocupação média foi de 79,4%, com 35 milhões de passageiros embarcados, sendo 6,5 milhões transportados somente no mês passado.

Nos voos internacionais operados pelas companhias brasileiras, também foi registrada alta na demanda (2,3%) e queda na oferta (4,5%) com relação ao mesmo período do ano anterior. Sendo assim, o aproveitamento foi de 83% e registrou crescimento de 5,5 pontos percentuais. Os passageiros internacionais embarcados em maio somaram 383 mil, alta de 3,5% em relação a maio de 2013. No ano, o acumulado é de 1,9 milhão de viajantes transportados para o Exterior.

Fonte: http://www.panrotas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário