segunda-feira, 28 de julho de 2014

Revitalização no Centro

A Blitz Urbana fez no último dia 27 uma operação na Praça da Alegria e remanejou para a Praça Deodoro cerca de 25 vendedores ambulantes que há vários anos invadiram o local e o transformaram em um mercado a céu aberto. A desocupação é o primeiro passo para a revitalização do logradouro, uma das dezenas de obras previstas para São Luís com recursos do PAC Cidades Históricas, concedidos pela presidente Dilma Rousseff. A intervenção não poderia ser mais oportuna, já que a Praça da Alegria e todo o seu entorno compõem uma das áreas mais inóspitas do centro da capital devido à ocupação ilegal do espaço público e à criminalidade.

Além de pôr no chão as estruturas, a Blitz Urbana apreendeu materiais usados pelos ambulantes, principalmente itens utilizados no preparo de alimentos. A propósito, a comida servida no local era vendida livremente, sem cumprir as exigências sanitárias. Por isso, ao livrar a praça desse tipo de comércio, o poder público atacou também um problema de saúde pública.

A reforma da Praça da Alegria é uma intervenção extremamente necessária, tendo em vista o estado caótico do logradouro, que hoje não exibe qualquer atrativo. Não bastasse a invasão do espaço pelo comércio informal, há denúncias de que a praça tornou-se ponto de venda de drogas, sem contar os assaltos que ali ocorrem diariamente. Recuperá-la, portanto, é dar nova vida a um ambiente tristemente degradado ante a omissão dos governantes.

A capital maranhense foi contemplada com R$ 133 milhões para a recuperação de prédios históricos, ruas e praças, por meio do PAC Cidades Históricas, programa do Governo Federal. No total, são 45 obras, todas elas destinadas à restauração do patrimônio histórico de São Luís. Igreja da Sé, Palácio Cristo Rei, Mercado Central, Rua Grande, Largo do Carmo e as praças da Alegria, João Lisboa, Deodoro e do Pantheon foram incluídos no programa, cujas obras terão acompanhamento direto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma vez concluídas, essas reformas darão um novo aspecto ao centro da capital, resgatando não só o acervo físico, mas toda uma história.

Algumas dessas obras já estão em pleno andamento, como as reformas da Igreja da Sé e do Palácio Cristo Rei. A Praça do Pantheon também foi alvo de uma operação de retirada de ambulantes, de modo a prepará-la para a restauração, que permitiria, inclusive, o retorno dos 18 bustos de personalidades e intelectuais maranhenses retirados do local há quase 10 anos por causa da degradação do espaço. Mas, passado quase um ano desde que o logradouro foi desocupado, não há nem sinal de início das obras. A única intervenção feita foi o isolamento da praça por tapumes. Na última sexta-feira, houve a assinatura da ordem de serviço para a recuperação do Mercado Central e a previsão é de que as obras comecem ano que vem.

O reordenamento do espaço público é fundamental para a cidadania e a civilidade. Com inúmeros exemplos de desrespeito às normas urbanas, São Luís tem sua rotina perturbada diariamente pelo caos. A remoção dos ambulantes da Praça da Alegria foi uma iniciativa positiva, entre tantas outras que devem ser tomadas para pôr ordem na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário