quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Por que o destino Maranhão é tão caro?

Sair e entrar em São Luís hoje é um Deus nos acuda e está cada vez mais difícil devido ao número de voos que diminuíram e os que existem não atende a demanda existente no Estado.

Mas o que aconteceu? Cresceu a demanda?  Sim. A demanda é cada vez mais crescente, e os voos que existiam até o fim de maio foram remanejados para outros destinos que foram sedes da Copa do Mundo.
Acontece que já se passou a Copa e o Brasil perdeu e o Maranhão muito mais; os voos não retornaram e as companhias aéreas, não têm nenhum interesse em trazer estes voos de volta, por conta do preço dos combustíveis que abastecem as aeronaves que voam para cá. E quem é o culpado? Tudo isso por culpa e incompetência do Governo do Maranhão.

Esse processo de redução começou a ser discutido com as autoridades e as companhias aéreas, mediada pelo trade turístico local, e ficou definido que seria criado um grupo para realizar o estudo e avaliar a viabilidade da redução desses impostos e há mais de dois meses, a Casa Civil sentou em cima da proposta de redução da alíquota do ICMS, que é um dos mais altos do país e até agora não chamou as companhias aéreas para conversar. Ficou somente o registro fotográfico da reunião.

Estados como Para, Ceará, Rio Grande do Norte já reduziram suas taxas de impostos nos combustíveis e o Maranhão segue na contramão, não tem mostrado interesse em resolver esse impasse e quem sofre é a população do Estado que paga preços exorbitantes para viajar, isto é, quando encontra vagas disponíveis.

Em meio a este descaso está o empresariado local que paga impostos altos, especialmente quem trabalha com o turismo, que faz investimentos, divulga o Estado em outros destinos e na hora em que o turista procura comprar passagens para o Maranhão vê que os preços dos aéreos não ajudam e optam por outros destinos menos atraentes. Tudo isso por ingerência do Governo, que a tudo assiste e não faz nada.

A redução do ICMS é algo totalmente viável, pois pode tornar o Maranhão mais competitivo e até atrair outras companhias aéreas, regionalizando voos. Ação essa que é vista pelo trade como um avanço para o desenvolvimento do turismo do estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário