terça-feira, 14 de outubro de 2014

Grupo indica nomes para Secretaria de Turismo

Nesta terça-feira (14), um grupo de pessoas ligadas ao turismo do Maranhão estiveram reunidos para sugerir nomes da categoria para ser o Secretário de Estado de Turismo, que irá compor a equipe do governo que assume no próximo dia 1º de janeiro de 2015.

A maioria dos presentes decidiu pela indicação dos seguintes nomes: Airton Abreu, ex-secretário Extraordinário de Desenvolvimento e Turismo do Governo do Maranhão; Lula Fylho, atual secretário municipal de Turismo; Liviomar Macatrão, empresário e ex-secretário de Turismo de São Luís; Paulo Montanha, presidente do Sindetur (Sindicato das Empresas de Turismo do Maranhão); e a Professora Socorro Araújo, atual Secretária de Turismo e Cultura de São José de Ribamar e Coordenadora da Instância do Polo São Luís.

Um documento foi assinado por todos os presentes à reunião e será entregue por uma comissão ao governador eleito Flávio Dino.

A escolha dos nomes tem como avalista, a experiência de ambos e o trabalho profícuo em prol do turismo maranhense.

SOBRE O GRUPO TURISMO PARTICIPATIVO

O grupo Turismo Participativo foi criado em 2014 e reúne as principais entidades do segmento turístico do Maranhão e instituições afins: ABAV, ABIH, ABBTUR, SETUR de São Luís, SETUR-MA, SINDEGTUR, ABRASEL, SINDHORBS, SINDETUR, SINDHOTÉIS, SETUR de São José de Ribamar, FIEMA, SENAC, SEBRAE, UFMA, IFMA, SKAL, Convention and Visitors Bureau, ABEOC, Jornal Cazumbá e revista Maranhão Turismo, dentre outras. Além de pessoas que empreendem e se destacam no turismo da ilha de São Luís e no turismo do estado.

PERFIL DOS INDICADOS

•Airton Abreu: ex-secretário, quando a pasta era apenas um apêndice da Secretaria da Indústria e Comércio, soube como ninguém trabalhar o destino Maranhão nas feiras no Brasil e no Exterior, além de ser um dos principais responsáveis pela institucionalização da Secretaria de Estado Extraordinária para o Turismo, posteriormente oficializada em Secretaria de Estado – Operacional – Um dos que teria o aval do Ex-governador e Deputado Federal eleito José Reinaldo Tavares, do qual foi Secretário e homem de confiança, mas devido aos oito anos afastados da atividade, talvez isto impeça a sua articulação com o trade

•Socorro Araújo: professora universitária, ex-secretária municipal de turismo de São Luís e ex-secretária adjunta de turismo do Maranhão. É uma pessoa dinâmica, operacional. Durante o período que atuou como adjunta, conseguiu se articular com o empresariado da cadeia produtiva do turismo. Foi também Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão por muitos anos. Foi dela a ideia que resultou na criação da Setur/SLZ. Atualmente, é Secretária de Turismo e Cultura de São José de Ribamar e Coordenadora da Instância do Polo São Luís. Articulada e não será surpresa se for nomeada Secretária de Turismo do Maranhão na gestão de Flávio Dino.

•Lula Fylho: é o atual Secretário de Turismo de São Luís e ex-presidente da Abrasel/MA (Associação de Bares e Restaurantes do Maranhão). Além de prestar um bom serviço a capital maranhense em sua pasta, é proprietário do Bar Por acaso, considerado um dos melhores da cidade. Também é palestrante em empresas, faculdades e eventos por todo país. Graduou-se em Administração de Empresas pela Faculdade São Luís, possui pós-graduações em Didática e Gestão de Pessoas e mestrado em Recursos Humanos pela UCES de Buenos Aires. Tem uma linha mais pragmática, e devido a sua aproximação com o governador eleito, pode ser o Secretário, mas fontes ligadas a Lula sinalizaram que ele abdicaria do convite em nome da Professora Socorro Araújo.

•Liviomar Macatrão: considerado um dos principais incentivadores do setor, Liviomar Macatrão é Bacharel em Turismo e Pós-Graduado em Turismo Sustentável. Além disso, é ex-secretário municipal de Turismo e ex-presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo do Maranhão (ABBTUR/MA). Atualmente, é superintendente do São Luís Convention & Visitors Bureau (SLC&VB), Organizador de Eventos, Consultor e Professor Universitário. Competente e com bom trânsito na cadeia produtiva, fez um bom trabalho quando à frente da Setur/SLZ, talvez o que o atrapalhe sua escolha seja a forte ligação com o Ex-Prefeito João Castelo, do qual foi Secretário.

•Paulo Montanha: presidente do Sindicato de Empresas de Turismo do Maranhão (SINDETUR-MA). É uma pessoa capaz, dirige com maestria o sindicato. A seu favor, conta o fato ser próximo do Ex-governador José Reinaldo, arquiteto da articulação que elegeu Flávio Dino, a quem pode bancar a sua nomeação. Todavia, não tem unanimidade do trade.

•Bruno Mezenga: Administrador, Turismólogo, Jornalista, servidor e atual presidente da ABBTUR/MA (Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Maranhão). Político, exerce papel de liderança no PPS, ao qual é filiado e que pode bancar a sua indicação na cota de participação no governo. Corre por fora, uma vez que sendo ainda muito jovem, busca consolidar uma liderança no turismo que se iniciou ainda no Laboratório de Turismo da UFMA buscando se cacifar para assumir. Tem um poder de articulação e pode surpreender.

Estes são os nomes especulados para assumir está importante pasta da administração Estadual a partir de 01 de janeiro de 2015, mas não me surpreenderia se uma outra pessoa de fora for o indicado, até mesmo alguém que tenha somado com o Governador eleito, Flávio Dino, quando ele presidia a EMBRATUR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário