quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Para frente sim, retroceder, jamais

“Diante de um precipício, seguir em frente é dá um passo atrás”.

Quero começar este artigo e reafirmando a necessidade do trade maranhense em serem uníssono em suas demandas, proposições. Isso é sensatez, isso é andar para frente.

Digo isto, baseado numa informação vinda da parte da equipe do Governador eleito, Flavio Dino, que diz que “Só temos duas situações para o turismo na administração de Flavio. A primeira, incorporar a SETUR/MA a Secretaria de Cultura, tornando-a um apêndice da mesma ou a vinda de alguém da EMBRATUR – da qual Dino foi presidente por quase dois anos”.

Confesso que para primeira situação, seria um retrocesso, andar para trás mesmo, pois de lá já viemos e as experiências não foram nada boa. Quanto a segunda opção seria compreensível e ate aceitável, uma vez que, o governador eleito geriu a EMBRATUR com maestria e competência e para tanto, tinha uma equipe que lhe dava esse suporte, assim nada mais justo que alguém de confiança comprovada para gerir essa importante pasta do turismo maranhense.

E os nomes e profissionais daqui, não tem competência? Eu afirmo que tem, mas essa será uma pergunta que o próprio governador terá de responder. Acontece que somos o que somos graças aos nossos atrativos, história e também a nossas adversidades e não as “facilidades”, que nos foram oferecidas ao longo dos anos. Mesmo assim, temos progredido, a passo de cagado, mas temos andado para frente.

No Maranhão nada acontece por acaso. Assim tem sido ao longo dos anos. Não por falta de vontade, talvez aconteça pela falta de planejamento, sincronia entre os muitos atores da cadeia, onde muitas das vezes, só aparecem os “artistas/protagonistas/mocinhos”. Nunca temos antagonistas/bandidos, ou seja, ninguém quer carregar “piano”. Dessa maneira, nunca vamos estrelar um bom filme, especialmente no turismo, por falta de atores, assim sendo, a vinda de atores de outras praças será compreensível.

Portanto, afirmo, a hora é agora.  A persistência é irmã gêmea da paciência. É importantíssima uma agenda com propósito. Mas, tenhamos cuidado com a prima chata da persistência, a insistência. Ninguém gosta de gente que insiste em te convencer daquilo que você não quer. Levar nomes, ainda mais sem que estes tenham unanimidade do trade é burrice.

A pasta do turismo não pode ser usada em benefícios de alguns, especialmente quando estes se portam como verdadeiros asnos, molestadores profissionais, que não fazem nada a não ser perturbar a vida de quem faz

O trade maranhense precisa ter jogo de cintura e saber o que quer. Um autor português, uma vez falou: “Diante de um precipício, seguir em frente é dá um passo atrás”. Algumas pessoas do trade são tão sem noção em querer ser, se projetar que não enxergam as adversidades e perigos dessa promoção pessoal, achando que os demais atores são todos idiotas e que vão aplaudir suas asneiras em querer se auto indicar secretário, sem ao menos ter a simpatia de quem de fato faz o turismo estadual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário