terça-feira, 25 de novembro de 2014

Confira entrevista exclusiva com a nova secretária de Turismo do Maranhão

Como já havia previsto este blog em algumas postagens, Flávio Dino traz da Embratur a futura secretária de Turismo.


Flávio Dino, governador eleito do Maranhão, e único nome de destaque ligado ao turismo que conseguiu resultado positivo nas ultimas eleições, anunciou ontem, dia 24, o nome de Delma Andrade para assumir a secretaria de Turismo do Maranhão. Atualmente, a nova titular da pasta trabalha no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) como diretora de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur.

Como o blog do jornal Cazumbá antecipou em outubro (clique aqui), a pessoa escolhida pelo governador eleito, Flávio Dino, para chefiar a Secretaria de Turismo do Maranhão, seria alguém da Embratur. Delma Andrade é mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e também tem o título de especialista em Gestão e Marketing do Turismo. Com experiência em planejamento e gestão pública e privada do turismo, além de pesquisadora e professora em cursos de turismo, Delma levará para a ação no Maranhão toda a experiência que acumulou na Embratur, onde entrou em 1994.

Trabalhar o turismo para o desenvolvimento contínuo do Maranhão. Essa será uma das premissas da Secretária de Turismo do Maranhão, a partir de 01 de janeiro. Numa conversa franca e aberta, o jornal Cazumbá, procurou conhecer um pouco mais das intenções e projetos da nova secretária e ouviu da mesma resposta satisfatória, acompanhadas de muita vontade o que nos dá a certeza da boa escolha do governador eleito Flávio Dino, que traz alguém que trabalhou com ele, quando dirigiu a EMBRATUR. “Essa escolha me deixa muito feliz e com mais vontade ainda de trabalhar pelo Maranhão, uma vez que já tinha trabalhado a questão da promoção cultural do bumba meu boi, como atrativo turístico do Estado”, afirma Delma Andrade.

Jornal Cazumbá - Secretária, como a Senhora se sentiu com o convite para gerir o turismo do Maranhão?
Delma Andrade - Senti-me honrada com o convite. Será um grande desafio, uma vez que já trabalho com o turismo há muito tempo, mas será a primeira vez que atuarei como Secretária e assim me sinto desafiada.

JC - Quais serão as primeiras ações?
DA - Colocar o Maranhão no roteiro do turismo nacional e até internacional, só que antes vamos procurar trabalhar o turismo como ferramenta de desenvolvimento social para o maranhense.

JC - A senhora conhece o Maranhão?
DA - Sim, estive algumas vezes como turista e, também, na gestão do ex-presidente da EMBRATUR Flávio Dino; trabalhamos projetos de promoção da cultura local, como as festividades juninas, especialmente, o bumba meu boi, como atrativo cultural do Brasil e levamos essa cultura aos outros estados, fizemos ações no exterior, esse foi um dos diferenciais do Flávio na EMBRATUR no que tange ao Maranhão. Sei que o Maranhão também tem outras manifestações culturais que enriquecem e pode ser um chamariz turístico para o Estado, como o próprio tambor de crioula, patrimônio cultural e imaterial do Brasil e outros.

JC - Em relação ao Centro Histórico de São Luís, alguma recomendação especial do governador?
DA - Sim, é uma das recomendações do governador trabalhar esse patrimônio, tombado pela UNESCO, fazendo o papel que cabe a Setur de interlocução com as outras secretarias e solucionar os muitos problemas que existem naquele local, ou seja, fazer a tão falada transversalidade dialogando com todos e trazendo soluções.

JC - Como será a escolha dos seus colaboradores, especialmente, do seu secretário adjunto?
DA - Bem, ainda, não estamos trabalhando essa discussão. Primeiro, temos uma transição aqui na EMBRATUR, na qual já atuo por muitos anos e depois vamos trabalhar a transição em São Luís. Semana que vem, todos os secretários se reunirão com o governador, daí já começo o trabalho de transição.

JC - Alguma outra orientação especial do governador?
DA - O governador quer que trabalhemos o turismo social, que todas as camadas da sociedade tenham acesso a esses bens culturais. Trabalhar a Rota das Emoções e outros destinos do Estado. Falo da Rota, porque já conhecemos o trabalho que o SEBRAE tem feito na Rota e queremos somar.

JC - Como vai se dar o relacionamento com o trade turístico do Maranhão?
DA - Em primeiro lugar será um relacionamento cortez, com muito diálogo, buscando sempre o consenso, com pactuação dos interesses coletivos.

JC - O que será feito no que tange à promoção do destino Maranhão?
DA - A primeira coisa a fazer é melhorar a promoção internamente, arrumando a casa e fazendo valer aquela máxima que diz “que o lugar só é bom para o turista quando é bom para sua comunidade”. Isso não quer dizer que não possamos trabalhar em outras frentes.

JC - Quais suas perspectivas?
DA - O governador me convidou e, de imediato, eu comprei essa causa que, para mim, vai muito além do cargo. A minha história de vida está intrinsecamente ligada ao turismo e é uma honra poder somar com o novo governo que logo se inicia, e a satisfação ainda é maior, porque será em um estado que aprendi com o próprio governador a admirar e eu posso contribuir em muito com essas transformações através do turismo.

SAIBA MAIS

PERFIL DA FUTURA SECRETÁRIA
Delma Andrade é mestre em Antropologia Social, pela Universidade de Brasília e também tem o título de especialista em Gestão e Marketing do Turismo. Tem experiência em planejamento e gestão pública e privada do turismo, além de ser pesquisadora e professora em cursos de turismo. Entrou na Embratur em 1994 como estagiária, onde atuou em diversos cargos e projetos até 2010. Em 2012 retornou para atuar como Coordenadora Geral de Estruturação e Acompanhamento de Produtos. Também ocupa o cargo de Diretora de Produtos e Destinos Substituta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário