sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Restauro ou será só "mea sola"?

Hoje a tarde estive no Centro Histórico de São Luís para ver o restauro e melhoria daquele espaço que há muito estava esquecido. O que vi me agradou, mas tenho algumas ressalvas.

Será que os restauradores não sabem que não se coloca cimento em cima das pedras de cantarias, pois descaracteriza, tira toda beleza e originalidade das mesmas, além de ser um crime, passivo de punição?

Também comete uma excrescência ao não retirar os postes das câmeras de monitoramento da área, que foram colocadas de maneira errada, de maneira que agredida a paisagem. As mesmas podem ser realocadas nos telhados e sobrados da área. Pior, sob a orientação do Iphan. Será mesmo?

E o mais danoso. Circulação de veículos particulares, oficiais e de carga que continuam a circular livremente, quando a legislação de 1988 proíbe o tráfego de qualquer tipo de veículos naquela artéria. E aí, vai continuar assim?

Aqui um flagrante de carros conduzidos por funcionários públicos transitando pelas Rua Portugal e numa manobra, bateu num poste, quase derrubando o mesmo, conforme a imagem mostra.



Quando questionei, se não sabiam que era proibida transitar por ali, os asnos responderam que eram carros oficiais. Em outras palavras, os idiotas, queriam dizer que tinha licença para transitar e depredar esse patrimônio que de todos.

É complicado. Enquanto muitos fazem um esforço sobre humano para dar condições de visibilidade do Centro Histórico da capital maranhense, um grupo de idiotas e imbecis insistem em fazer ao contrario.
Outra situação presenciada foi a ação de ladrões que estavam assaltando sem que houvesse nenhum policiamento naquele local, conforme foto de dois assaltantes, armados que corriam toda extensão da Rua Portugal sem serem "importunados". Onde está a segurança prometida a uma semana atrás?


Portanto, urge por parte da Prefeitura de São Luís, que mude algumas ações e postura do restauro do Centro Histórico da capital, Patrimônio da Humanidade, sob pena de chancelar uma ação danosa que não coaduna com a boa intenção e vontade de fazer a coisa certa na administração municipal, ainda mais agora que o governo do Estado acena com parceria e investimento na melhoria do maior atrativo turístico do Maranhão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário