terça-feira, 13 de janeiro de 2015

SECRETÁRIA DELMA ANDRADE REÚNE-SE COM AGENTES DE VIAGEM


Na tarde de segunda-feira (12), a secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, participou da primeira reunião com os empresários de agências de viagens de receptivo para dialogar com o setor.

Na ocasião, diversos temas foram abordados, entre os quais: Balneabilidade das praias da capital; Segurança; Divulgação da imagem do Maranhão e quais os principais destinos a trabalhar; Capacitação dos profissionais do trade, entre outros.

Karina Carvalho, da Marencanto Viagens e Turismo, integrante da Comissão de Balneabilidade do Grupo Turismo Participativo, abriu a pauta da reunião. Segundo ela, São Luís tem apenas duas Estações de Tratamento de Esgoto funcionando atualmente, insuficientes para atender à demanda. Ressaltou ainda, conforme dados da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que apenas 12% do esgoto produzido na capital recebe tratamento antes de ser jogado no meio ambiente. “É inaceitável essa referência para nossa cidade”, frisou Karina Carvalho.

Sobre esta problemática, a secretária Delma Andrade disse que “o turismo brasileiro é conhecido lá fora pelo segmento sol e praia. Assim, se este problema continuar dificilmente o Maranhão vai ser uma referência neste segmento. Por isso é uma questão de prioridade para se resolver”. E continuou: “Eu vim para mudar os números do Maranhão, para este estado tornar a ser o que foi há 20 anos. Essa é a missão: retomar e construir uma nova imagem do Maranhão, principalmente a partir dos polos de Carolina, São Luís e Lençóis”.

Outro assunto debatido foi a falta de segurança na capital maranhense, principalmente no Centro Histórico de São Luís. A turismóloga Flávia Cantalamessa, integrante da Comissão de Segurança do Grupo Turismo Participativo, explanou o problema ressaltando o aumento de 35% da criminalidade somente em São Luís e os impactos no turismo. “Estamos esperançosos, queremos soluções para esses problemas”.

Quanto a essa problemática, a secretária Delma Andrade disse que foi feita recentemente uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado para reforçar a segurança no Centro Histórico de São Luís, com o aumento do efetivo para 50 guardas municipais que estarão em carros, motos e em um micro-ônibus com videomonitoramento da área. E ainda a instalação de um posto fixo da Polícia Militar na Praça Nauro Machado.

Ao final da reunião, em resposta às colocações do trade, a secretária solicitou um relatório das ações e resultados adquiridos pelas comissões formadas pelo Grupo Turismo Participativo, para serem encaminhados as demais secretarias do Estado visando um plano estratégico para sanar tais problemas.

Compuseram a mesa a secretária Delma Andrade; o assessor de Planejamento Estratégico Marcus Vinicius, a A vice-presidente de Capacitação e Certificação da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros; e representantes das agências de viagens de receptivo: Sacada Turismo, Giltur, AV Turismo, Taguatur Turismo, Ponto a ponto Tur, Alcântara Tur, JB Turismo, Marencanto Viagens e Turismo, Inovar Turismo, Caravelas Turismo, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário