sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Operação derruba quiosques e retira usuários de drogas do Portinho




Quiosques localizados na Praça dos Pescadores, no Portinho, região do Centro de São Luís, estão sendo demolidos em ação conjunta da Prefeitura de São Luís, através da subprefeitura do Centro Histórico, em parceria com a Blitz Urbana, Ministério Público e Defesa Civil Municipal. A operação iniciada na manhã desta sexta-feira (20) visa à demolição de todos os estabelecimentos comerciais que estavam sendo ocupados irregularmente. O local também servia como abrigo para moradores em situação de rua e usuários de drogas. Na área está prevista a construção de uma praça de esportes. 

O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique, informou que a região do Portinho é considerada um dos principais pontos de venda e consumo de drogas da cidade. Segundo ele, o trabalho de revitalização que está sendo iniciado no local deve se expandir para outras localidades. “Nós já tínhamos feito o mapeamento da área que abrange o Centro Histórico e verificamos que aqui é um dos principais pontos para o consumo de drogas, principalmente do crack. Então, resolvemos traçar um plano de ação de revitalização para o Portinho, onde será construída a Praça dos Esportes”, afirmou.

Dos mais de trinta quiosques, cerca de 15 estavam ocupados irregularmente, os demais estavam abandonados. Mesmo afirmando ter notificado todos aqueles que ocupavam os estabelecimentos, muitos reclamaram de não terem sido informados sobre a desocupação e demolição. Uma mulher que diz trabalhar no local por mais de vinte anos, disse que apenas recebeu uma notificação para comparecer à sede da Blitz Urbana, no bairro Alemanha, mas que ao chegar no local foi pedido a ela que aguardasse.

Com ânimo mais exaltado, uma pessoa foi contida por policiais e encaminhada para a delegacia. Os pertences encontrados nos quiosques foram levados para um caminhão da Defesa Civil e ficarão sob a responsabilidade da Blitz Urbana até que os donos apareçam para retirá-los.  

De acordo com a diretora geral do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do município, Márcia Rodrigues, os usuários e as pessoas que trabalham no local estão sendo cadastradas para receber assistência. "Eles serão encaminhados para o centro, receberão auxilio moradia e, os usuários, se desejarem, terão tratamento para largar o vício", disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário