sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Projetos de empresas maranhenses são aprovados para a segunda etapa do Prêmio Nacional de Inovação

São Luís – Apoiados pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai) e Sebrae-MA, projetos desenvolvidos pela Cemar – Companhia Energética do Maranhão, Coquilho do Brasil, Enova Energia e Paladino Chocolates foram classificados para a segunda fase do Prêmio Nacional de Inovação 2014/2015.

O prêmio busca reconhecer as empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade do país por meio da utilização de sistemas e técnicas voltados para o aprimoramento da gestão da inovação, bem como por meio da implementação de projetos inovadores.

As empresas maranhenses foram classificadas na categoria “Inovação Tecnológica” e, uma curiosidade, é que todos os projetos aliaram inovação à sustentabilidade, com propostas que demonstram preocupação com o meio ambiente.

Um dos exemplos é o EcoCemar, projeto da Companhia Energética do Maranhão que proporciona aos consumidores a troca de resíduos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica. Todo o material recebido é enviado, posteriormente, a uma empresa de reciclagem.

Na mesma linha, a Enova Energia está concorrendo por seu pioneirismo na aplicação de tecnologia para soluções sustentáveis. Em parceria com o Senai-MA, a empresa desenvolveu para o pequeno consumidor, um sistema de bombeamento para geração de energia renovável que funciona com energia solar.

A empresa Paladino Chocolates também utilizou a energia solar para fazer funcionar sua inovação, um equipamento automatizado para a fabricação de produtos a base de chocolate, concebido a partir das necessidades operacionais da microempresa.

Já a Coquilho do Brasil desenvolveu um projeto para comercialização do Coco Seco in Natura de forma semi processada, ou seja, tirado da casca, despeliculado e cortado em cubos, utilizando menos conservantes e sem nenhum tipo de espessante, que pode ser utilizado como leite ou em polpa.  
Para concorrer ao Prêmio, as empresas tiveram que preencher e enviar um formulário contendo as informações sobre os projetos inovadores desenvolvidos no Maranhão. Depois de analisados e aprovados nessa primeira fase, elas passaram por uma entrevista de avaliação, via internet, realizada por uma dupla de consultores avaliadores, onde as evidências foram verificadas visando identificar qual o grau de maturidade em que cada prática de gestão da inovação se encontra. O resultado deve ser divulgado no mês de março.

Após essa etapa, as empresas ainda serão submetidas a mais uma fase, a visita de avaliação, que servirá para análise em profundidade, das evidências e das práticas de gestão apresentadas nas fases anteriores. Em seguida, acontece a tão esperada premiação.

De acordo com o técnico da Fiema, Gilberto Matos, o trabalho realizado em parceria com o Sebrae e outras instituições para sensibilização das empresas maranhenses para a inovação tem surtido efeito.

“A aprovação de projetos maranhenses no Prêmio cresceu 100% do ano passado para cá e, pela primeira vez, temos uma empresa de grande porte participando. A ideia é continuar incentivando para que esse quantitativo aumente a cada ano”, avaliou.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura da Silva, reforça que o resultado alcançado é um reflexo do esforço que o Sistema Fiema tem feito para disseminar na indústria maranhense o conceito de inovação. “Muitas destas empresas já participaram de outras iniciativas, como no Edital Senai Sesi de Inovação ou na mostra Inova Senai, que são ferramentas disponíveis no Sistema Fiema para apoiar o empresário que deseja inovar, que deseja crescer e se tornar cada vez mais competitivo”, afirmou.

O Prêmio – O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI) e será realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

As empresas podem participar nas seguintes categorias: Empresa - Gestão da Inovação, Empresa - Agente Local de Inovação (Indústria, Serviço e Comércio), Projeto - Inovação Tecnológica e Projeto - Modelo de Negócio.

Relação de empresas classificadas:

Estado
Empresa
Categoria
Porte
MA
Companhia Energética do Maranhão
Inovação Tecnológica
Grande
MA
Enova Energia
Inovação Tecnológica
Pequeno
MA
Paladino Chocolates
Inovação Tecnológica
Pequeno
MA
Coquilho do Brasil
Inovação Tecnológica
Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário