terça-feira, 10 de março de 2015

Café Literário alegra e emociona mulheres do presídio feminino

No presídio feminino de São Luís, as internas receberam uma homenagem promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap), em comemoração ao Dia internacional da Mulher. A ação intitulada ‘Café Literário’, ocorreu, nesta segunda-feira (9), com várias atividades. O evento integra a política de ressocialização determinada pelo governado Flávio Dino.

Na abertura do evento, a poetisa Lúcia Gato realizou performance de exaltação à capacidade da mulher de se reerguer e recomeçar, intercalando trechos da música ‘Maria Maria’, de Milton Nascimento. A solenidade de abertura também contou com o pronunciamento da interna Maria Iracelma, que recitou um poema de agradecimento sobre as ações direcionadas às mulheres.

Como parte da programação, foram disponibilizados 268 livros dos mais variados títulos, entre eles, de auto-estima, romances e revistas, resultado de uma campanha de doação feita pela Semu envolvendo as demais secretarias de estado. Encantadas com a iniciativa, as mulheres aprovaram a iniciativa e fizeram fila para escolher o que iam ler.

A secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, lembrou que a ideia de incentivar a leitura surgiu a partir das visitas ao presídio feminino, quando uma das detentas pediu livros. Ela afirmou que a campanha literária continuará a ser realizada após o mês de março.

“Com mais livros que vamos angariar, poderemos incrementar a biblioteca do presídio, principalmente no que se refere á perspectiva de gênero. Essas mulheres estão com o seu direito de ir e vir restritos ao presídio, mas o seu ato de pensar, criar, sonhar, viajar através da imaginação, ainda são livres”, declarou Laurinda, ao destacar o empenho do governador Flávio Dino com o processo de ressocialização nos presídios.

Estiveram presentes no Café Literário os secretários estaduais Laurinda Pinto (Mulher) e Murilo de Andrade (Administração Penitenciária), entre outras autoridades.

Capacitação
Na Unidade Prisional de Ressocialização da Sejap, as mulheres também serão beneficiadas com ações de garantia dos seus direitos ao resgate social, saúde e capacitação profissional.  A Semu está operacionalizando várias iniciativas nesse sentido, com destaque para a implantação de uma cozinha industrial completa com qualificação para as detentas.

Outra iniciativa de preparação para o mercado de trabalho é o Projeto ComChitas, referente a uma oficina de corte e costura que prevê a criação de uma grife, com o mesmo nome, que utilizará tecidos simples e baratos típicos da região nordestina. O projeto contempla ainda a realização de um desfile de lançamento da grife. Já estão sendo feitos contatos com a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio para garantir a comercialização para os produtos do projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário