sexta-feira, 20 de março de 2015

Moradores de comunidades quilombolas de Itapecuru-Mirim são certificados em cursos profissionalizantes

Moradores das comunidades quilombolas Jaibara dos Nogueiras, Queluz e Pedrinhas Clube de Mães, em Itapecuru-Mirim, no Maranhão, recebem amanhã (20), o certificado de conclusão nos cursos profissionalizantes de Bombeiro Hidráulico, Eletricista e Cabeleireiro, promovidos pela Vale com o objetivo de contribuir com a qualificação profissional em localidades que ficam próximas às suas obras de expansão. O evento será realizado a partir das 8h, na Unidade Integrada Professor João Fonseca, na Comunidade de Queluz.

Os cursos profissionalizantes foram sugeridos pelas próprias comunidades. Cada turma contou com a participação de 15 moradores, totalizando 45 pessoas certificadas. Com o conhecimento adquirido por meio da capacitação, eles poderão trabalhar em beneficio principalmente das comunidades onde vivem, estando bem preparados para exercerem as funções.

Além de ofertar cursos de capacitação, a Vale está trabalhando num plano de ação que contempla outras iniciativas em beneficio das comunidades quilombolas. Entre elas está a construção de poços artesianos para o fornecimento de água potável.

Para a Vale, o relacionamento com as comunidades tradicionais como as quilombolas deve ser construtivo, baseado no respeito à diversidade cultural e aos direitos específicos. Por isso a empresa está sempre aberta ao diálogo, discutindo conjuntamente sobre as ações estruturantes que fortalecem o protagonismo destas comunidades, garantindo o respeito aos interesses de ambas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário