quarta-feira, 1 de abril de 2015

Estado é eleito representante do Nordeste para o Fórum Nacional dos Secretários de Cultura

O Governo do Maranhão marcou presença na I Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura realizada, este mês, em Brasília. Durante o evento, que reuniu 21 secretários de todo o país, o estado do Maranhão teve como representante a secretária de Estado de Cultura, Ester Marques, que foi eleita representante da Região Nordeste para as próximas rodadas do Fórum.

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura é promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e tem como objetivo o desenvolvimento cultural do Brasil, por meio de mecanismos que facilitem a gestão durante a proposição de políticas públicas para área cultural das unidades federativas.

Durante a reunião, foram debatidos temas como a Lei Procultura, a reforma do direito autoral, emendas parlamentares, Sistema Nacional de Cultura, além de assuntos inerentes ao próprio funcionamento do Fórum. “Diante das experiências e anseios apresentados por cada representante, um evento como este permite perceber de forma bastante nítida o grande potencial que possuímos, e também os desafios que temos a frente do desenvolvimento da Cultura no estado”, completou a secretária Ester Marques.

Sobre o destaque do Maranhão durante o Fórum, o que culminou em sua indicação como representante do Nordeste, a secretária destacou que o reconhecimento fortalece os horizontes em prol da promoção da cultura como um direito dos cidadãos, ressaltando especialmente a forma como o processo de gestão vem sendo conduzido nestes primeiros meses do governo Flávio Dino.

Além dos secretários e dirigentes estaduais de cultura, o Fórum contou com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que realizou apresentação com ênfase no debate sobre o Sistema Nacional de Cultura e a nova gestão do MinC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário