quarta-feira, 15 de abril de 2015

Governo inicia a Quinzena do Livro Infantil

No mês de comemoração do Dia Nacional e do Dia Internacional do Livro Infantil, o governo do Maranhão, por meio da secretaria de Estado de Cultura (Secma), promove a 22ª Quinzena do Livro Infantil. Durante toda a manhã desta segunda-feira (13), 150 alunos de quatro escolas se encantaram com um universo mágico de descobertas. Em cada história contada, encenações ganharam vida, por meio do trabalho de arte educadores, especializados no ofício de contação de histórias e dramatizações, realizadas pela equipe do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).

Para a sua edição 2015, a Quinzena do Livro Infantil adotou o tema ‘Muitas culturas, uma história’. Trabalhando os vários aspectos desta temática, a equipe da secretaria de Estado de Cultura realizou uma seleção cuidadosa de livros e programou atividades de dramatização de contos clássicos e contemporâneos.

Focada na missão de estimular a leitura tornando-a um hábito, intervindo diretamente na qualidade de formação de jovens e crianças, este ano a Secma estende as ações da Quinzena, e amplia o público das escolas atendidas dentro da programação.

Durante os dias de evento, a equipe de bibliotecários e arte educadores envolvidos neste projeto receberão um público estimado em mais de duas mil crianças, concentradas em espaços organizados na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) – nos dias 14, 15, 16, 17, 22, 23, 24 e 25; no Memorial Bandeira Tribuzzi (Península da Ponta da Areia), onde a Secma realiza ação itinerante da Quinzena neste sábado (18); e no Teatro  João do Vale, onde a programação literária infanto juvenil terá seu encerramento, com apresentação de espetáculo teatral que versará sobre o tema da Quinzena.

“A ideia é que possamos despertar o sentimento de pertencimento das crianças pela leitura. Tínhamos anteriormente uma Quinzena acontecendo sem a participação de atores e agentes capazes de enriquecer a descoberta e o fascínio pelo hábito de ler. Por isso, investimos na integração de ações, e dentro do plano de desenvolvimento e mudança proposto pelo governo Flávio Dino, garantimos uma ação direta de formação cidadã a milhares de crianças maranhenses”, expôs a secretária de Estado de Cultura, Ester Marques.

Projeto ‘Lê para mim’
Além das sessões de dramatização de histórias infantis, visitação guiada, oficinas e sessões de leituras livres, a Quinzena do Livro Infantil recebe nos dias 22, 23, 24 e 25, pela primeira vez em São Luís, o projeto ‘Lê para mim’. A proposta de atividade cultural reunirá artistas e personalidades que irão ler e contar para as crianças a sua história de vida.

A participação na Quinzena do Livro Infantil é gratuita. Já a participação de grupos necessita de consulta prévia a respeito da capacidade do agendamento no dia desejado. Na ocasião, as crianças que participam do evento têm a oportunidade de fazer sua carteirinha de usuário da Biblioteca, o que lhe permite tomar títulos emprestados. A meta da BPBL é dobrar o número de carteiras durante Quinzena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário