quarta-feira, 29 de julho de 2015

Barreirinhas e São Luís serão palcos do Mais Cultura e Turismo nesse final de semana

Quinze shows, dois municípios, duas praças e centenas de pessoas assistindo ao que há de melhor da cultura maranhense. É o cenário de mais uma edição do Mais Cultura e Turismo que retorna à cidade de Barreirinhas (de sexta a domingo) e São Luís a partir desta quinta-feira, 30 de julho. Na cidade que é portal para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a programação acontece na praça do Trabalhador e na capital, a praça Nauro Machado é o palco dessa grande festa. Vale lembrar que a pontualidade tem sido uma das marcas registradas do projeto, que é coordenado pelas Secretarias de Cultura e Turismo.

Em São Luís, a abertura da terceira edição do Mais Cultura e Turismo fica por conta de dois grandes compositores maranhenses César Teixeira e Joãozinho Ribeiro. As atrações seguintes ficam por conta do grupo Maratuque Upaon-Açu e da apresentação do cantor Chico Saldanha. A programação, genuinamente maranhense, tem sido um diferencial do Mais Cultura e Turismo.

A organização do projeto focou na valorização do artista local para atrair moradores e turistas para um dos pontos mais bonitos de São Luís; o centro histórico. O retorno é extremamente positivo com a revitalização do maior conjunto arquitetônico português da América Latina. “As pessoas estão circulando pelo local, assistem aos shows, movimentam a economia local, isso é importante para cadeia do turismo”, afirmou Delma Andrade, secretaria de Turismo do Estado.  

Outra estratégia do Mais Cultura e Turismo é consolidar o Maranhão como destino turístico cultural. A diversidade de ritmos, danças, músicas, de manifestações folclóricas contribui para que o morador e o visitante tenham disponíveis opções culturais ao longo do ano. “O projeto organiza e fortalece essas apresentações para que o público aprecie ao longo do ano”, explicou a secretária de Turismo, Delma Andrade. O resultado a alcançar é incentivar a presença dos turistas e dos próprios maranhenses por períodos contínuos e não somente na época do carnaval ou São João.

Na segunda noite (31 de julho) de atrações do mais Cultura e Turismo, os batalhões de bumba-meu-boi invadem o centro histórico. Em mais uma noite de ritmos maranhenses, o tambor de crioula do Mestre Felipe abre a programação da sexta-feira. Em seguida será a vez do sotaque da baixada ser apresentado ao público por meio do Boi de Santa Fé e o batalhão pesado do Maracanã e todos os seus matraqueiros balançarem as estruturas dos casarões históricos e não deixar ninguém ficar parado.
Mais Cultura e Turismo em Barreirinhas

Nesse final de semana, a praça do Trabalhador, no município de Barreirinhas, volta a ser palco do Mais Cultura e Turismo. No sábado, as atrações ficam por conta da Quadrilha Malagueta do Sertão e dos cantores Clayber Rocha e Carlos Daffé. No sábado, artistas do munícipio, o tradicional cacuriá e o cantor Mano Borges prometem muita animação e no domingo os batalhões invadem a programação com o Boizinho Indantil, Boi da Boa Hora, Boi de São Simão.

Em Barreirinhas, a exemplo do que aconteceu no Espigão Costeiro, na Ponta D´Areia em São Luís, o projeto se despede nesse final de semana. Foram dois finais de semanas e quase 25 shows (Barreirinhas e Espigão) que proporcionaram acesso à cultura, ocupação de espaços públicos e aprovação por parte dos artistas, moradores e visitantes.  A previsão é que no segundo semestre o projeto chegue a a 15 municípios do interior do Estado. O formato será o mesmo para as cidades do interior; feiras gastronômicas, de artesanato e apresentação de artistas do próprio município. Tudo isso organizado tanto para os moradores quanto para os visitantes para eu conheçam e tenham contato com a cultura maranhense.

O projeto Mais Cultura e Turismo tem funcionado como uma vitrine para apresentação e valorização de excelentes cantores e bandas maranhenses. Ao longo do projeto, com duração de dois meses, mais de 40 shows de cantores da terra passarão pelos palcos públicos  A programação continua nas quintas e sextas de agosto no centro histórico de São Luís. O grande encerramento do projeto acontece  CEPRAMA com show de Papete, Luiz Melodia e as Divinas Folioas no dia 29 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário