quarta-feira, 29 de julho de 2015

Boi de Zabumba é tema de exposição do Governo do Estado, Iphan e Petrobras

Em uma iniciativa que visa salvaguardar o patrimônio cultural maranhense, o Governo do Estado, a Petrobras e o Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan) reuniram esforços para realizar a exposição ‘É de Zabumba, o baile da bicharada!”, que será lançada na próxima quinta-feira (30), no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, que fica na Rua do Giz, Praia Grande, em São Luís. 

Para a abertura da exposição, a curadoria preparou uma programação que contempla um seminário, debate, exibição de filme e lançamento de produtos que fazem parte do projeto ‘Palhaceiros da Graça de Deus’, organização que tem como objeto de trabalho o Boi de Zabumba e suas práticas de comédias ou matanças tradicionais do boi do Maranhão. 

“Articulado a este projeto, estamos disponibilizando aos maranhenses e turistas um material riquíssimo para consulta, inclusive para que novas pesquisas possam ser realizadas a respeito do tema. Isto indica uma preocupação do governador Flávio Dino em assegurar ações para salvaguarda a nossa cultura popular, como podemos constatar na exposição”, destacou a Secretária de Estado da Cultura, Ester Marques. 

A denominação de Boi de Zabumba é dado ao sotaque cuja sonoridade é marcada pelo misto e cadenciado rufo de tambores africanos. Originário do município de Guimarães, na região da Baixada Maranhense, o Boi de Zabumba se transforma a partir da próxima quinta-feira na principal pauta de uma exposição que está prevista para ter uma duração de três a quatro meses. 

Aberto ao público a partir das 15h, o lançamento contará com a presença de agentes e pesquisadores culturais. Na ocasião também será lançado o site ‘edezabumba.com.br’, e haverá uma sessão de filme gravado em 2014, no município de Pinheiro e Mirinzal. 

Na produção audiovisual, o público poderá conferir o registro de três representações do bumba-meu-boi de Zabumba sob o olhar dos autores e atores da comédia. Já o site, vai disponibilizar informações reunidas de forma organizada sobre o sotaque, além de enredos do ritual de matanças da manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário