segunda-feira, 13 de julho de 2015

Fim de semana de abertura do projeto “Mais Cultura e Turismo” atraiu grande público em Barreirinhas




O primeiro fim de semana do projeto “Mais Cultura e Turismo”, em Barreirinhas, fechou a programação do fim de semana com uma grande aceitação da comunidade e dos turistas que visitaram a cidade.

Uma programação variada foi apresentada aos presentes. Música maranhense, bumba meu boi, quadrilhas e a orquestra da Escola de Música da cidade, animaram os barreirinhenses e deixaram um gostinho de quero mais nos turistas que passaram pelos Lençóis Maranhenses.

O local escolhido, a Praça do Trabalhador, se tornou a segunda casa das crianças, que participaram de atividades musicais e lúdicas, entre as quais, canto e dança. Destaque para as crianças da Escola de Música de Barreirinhas, que fizeram um recital com obras de compositores conhecidos, como Luís Gonzaga, Vinicius e Toquinho.

O recital atraiu e emocionou uma infinidade de pessoas. “Me arrepiei ouvindo essas crianças tocarem. É lindo, muito lindo”, disse emocionada a turista de Brasília (DF), Paula Moraes.

Artistas como Flávia Bittencourt, Carlinhos Veloz e Wilson Zara abrilhantaram, ainda mais, o evento. “Importante mostrar a música popular do Estado para os turistas, mas também para os próprios maranhenses, para que eles possam, também, valorizar o que é de casa”, comentou Wilson Zara.

O bumba meu boi inebriou os presentes, com seu rodado, cores, magia e ritmo. “É a primeira vez que venho ao Maranhão e essa cultura do maranhense é um espetáculo. Essa manifestação, o Bumba Meu Boi, é única, nunca vi nada igual”, destacou o espanhol Miguel Penna.

A importância de valorizar a cultura local. Essa frase foi a mais comentada entre aqueles que curtiram os três dias de festa no portal de entrada dos Lençóis Maranhenses. “Essa ação é muito bem vinda, principalmente em período de alta estação. Como se pode observar a cidade está cheia de turistas. Então, veio contribuir para o lazer desses visitantes. E o melhor é que é uma ação que valoriza a cultura local, a cultura do nosso Estado”, afirmou a Coordenadora do Projeto Rota das Emoções do SEBRAE (MA), Flávia Nadle.

Todas as ações e programação do “Mais Cultura e Turismo” estão sendo desenvolvidas pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo, com participação direta do próprio governador Flavio Dino, que abraçou o projeto, respeitando e mostrando os valores maranhenses. “Fazer cultura e desenvolver o turismo é isso, mostrar valores locais, compartilhar, respeitar e agradecer e ter empatia da comunidade e dos visitantes, produzindo espetáculos com pessoas e artistas anônimos e consagrados, mas que nunca tiveram na vitrine do próprio Estado”, realçou o gerente de pousada, Carlos Kerluylys. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário