sexta-feira, 31 de julho de 2015

Grandes compositores maranhenses no Mais Cultura e Turismo


A poesia cantada nas vozes de Joãozinho Ribeiro, César Teixeira e Chico Saldanha contagiaram o público na terceira etapa do projeto Mais Cultura e Turismo. E, apesar da forte chuva que caiu na noite de quinta-feira, o público prestigiou e se emocionou com os artistas. Hoje o projeto continua em São Luís, a partir das 19h, com a invasão dos batalhões de bumba-meu-boi, do Maratuque Upaon-Açu (adiado de ontem para hoje devido a forte chuva) e o tradicional tambor de crioula do Mestre Felipe. As atrações iniciam as 19h na praça Nauro Machado, centro histórico.

Em Barreirinhas, o projeto se despede esse final de semana.  As atrações de hoje ficam por conta da Quadrilha Malagueta do Sertão e dos cantores Clayber Rocha e Carlos Daffé. No sábado, artistas do munícipio, o tradicional cacuriá e o cantor Mano Borges prometem muita animação e no domingo os batalhões invadem a programação com o Boizinho Indantil, Boi da Boa Hora, Boi de São Simão. 

Consolidar o Maranhão como destino cultural valorizando o artista maranhense e democratizando os espaços públicos são alguns dos objetivos do Mais Cultura e Turismo, desenvolvido pelo governo do Estado por meios das Secretarias de Cultura e Turismo. O cantor Chico Saldanha, que se apresentou na terceira etapa do Mais Cultura e Turismo, no centro histórico, enfatizou que o projeto já nasceu vitorioso e preenche uma lacuna importante tanto de valorização do artista local quanto do público ter acesso à cultura maranhense. “O Maranhão está caminho de conhecer a cultura maranhense”, enfatizou. Joãozinho Ribeiro, poeta, compositor e pesquisador da cultura maranhense, cantou músicas clássicas de sua trajetória e César Teixeira presenteou e empolgou o público com a conhecida Bandeira de Aço, hino contra a ditadura militar. 

Em mais uma noite de ritmos maranhenses (31 de julho), o tambor de crioula do Mestre Felipe abre a programação da sexta-feira. Em seguida será a vez do sotaque da baixada ser apresentado ao público por meio do Boi de Santa Fé e o batalhão pesado do Maracanã e todos os seus matraqueiros prometem não deixar ninguém ficar parado. 

Em Barreirinhas, a exemplo do que aconteceu no Espigão Costeiro, na Ponta D´Areia em São Luís, o projeto se despede nesse final de semana. Foram dois finais de semanas e quase 25 shows (Barreirinhas e Espigão) que proporcionaram acesso à cultura, ocupação de espaços públicos e aprovação por parte dos artistas, moradores e visitantes

O projeto Mais Cultura e Turismo tem funcionado como uma vitrine para apresentação e valorização de excelentes cantores e bandas maranhenses. A programação continua nas quintas e sextas de agosto no centro histórico de São Luís. O grande encerramento do projeto acontece  CEPRAMA com show de Papete, Luiz Melodia e as Divinas Folioas no dia 29 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário