segunda-feira, 27 de julho de 2015

Itinerância do Mais Cultura e Turismo no interior do Estado








No último final de semana do projeto no Espigão Costeiro foi anunciada a visita ainda nesse segundo semestre há 15 municípios maranhenses

Conquistas importantes para a cultura e o turismo maranhenses e experiências inesquecíveis que agregaram valor e transformaram pessoas são alguns dos resultados importantes que contribuíram para tornar o Mais Cultura e Turismo um projeto itinerante. No segundo semestre, as ações que incentivam o acesso à cultura e a democratização dos espaços públicos chegarão a 15 municípios do interior do Estado. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Flávio Dino, em visita à programação do Mais Cultura e Turismo no Espigão Costeiro. O projeto se despediu da Ponta D´Areia, mas continua atrações as quintas e sextas no centro histórico e em Barreirinhas.

O formato é o mesmo para as cidades do interior; feiras gastronômicas, de artesanato e apresentação de artistas do próprio município. Tudo isso organizado tanto para os moradores quanto para os visitantes para eu conheçam e tenham contato com a cultura maranhense. “A proposta é incentivar a cultura local, a geração de emprego e renda e a ocupação de espaços públicos na cidade visitada pelo projeto”, afirmou o governador.  São Luís e Barreirinhas foram os pilotos desse grande evento e o público (artistas, produtores e o expectador) retornou de maneira positiva.

Outra estratégia do Mais Cultura e Turismo é consolidar o Maranhão como destino turístico cultural. A diversidade de ritmos, danças, músicas, de manifestações folclóricas contribui para que o morador e o visitante tenham disponíveis opções culturais ao longo do ano. “O projeto organiza e fortalece essas apresentações para que o público aprecie ao longo do ano”, explicou a secretária de Turismo, Delma Andrade. O resultado a alcançar é incentivar a presença dos turistas e dos próprios maranhenses por períodos contínuos e não somente na época do carnaval ou São João. “Temos potencial para atrair os visitantes, presentear os moradores com a cultura maranhense e consolidar o Maranhão também como destino cultural”, disse Dino.  

Despedida Espigão

O Espigão Costeiro transformou-se em um grande picadeiro. A companhia de teatro e circo Trupe Picadeiro envolveu a criançada em um espetáculo com direito as brincadeiras antigas com palhaços e perna-de-pau. Após as animadas atividades, a criançada e os pais assistiriam ao show da cantora Ana Claudia e Augusto Pelegrini e o Quinteto Bom Tom e do grupo Piaçaba. As atividades marcaram o encerramento do Mais Cultura e Turismo no Espigão Costeiro da Ponta D´Areia.

Para a atriz circense Amália Rodrigues a interação com a criançada foi surpreendente. “As pessoas e, principalmente a criançada, são receptivas a essas ações.  O projeto preenche uma lacuna, pois, valoriza os grupos maranhenses que não têm onde se apresentar e proporciona a diversão a esse público que valoriza o que fazemos”, afirmou. Foi que aconteceu com a família de Juliana Pimenta. Ela, o marido e a filha de quatro anos, Larissa, acompanhavam as brincadeiras do grupo circense. “É um domingo de férias, quer programação melhor para a criançada em espaço tão bonito, seguro e de graça. Muito bom mesmo!”.  

O Mais Cultura e Turismo, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Cultura e Turismo, viabiliza a festa da cultura maranhense e as atrações continuam ainda na praça Nauro Machado, até o dia 27 de agosto (sempre as quintas e sextas as 19h), no município Barreirinhas (31/07 e 01 e 02/08) e encerramento com grande celebração no CEPRAMA, dia 29 com shows de Luiz Melodia, Papete e as Divinas Folioas.

O projeto teve a aprovação de todos

“Foi importante para a divulgação e valorização da minha arte. Com esses espaços nos aproximados tanto do morador quanto do visitante que se encanta com a produção artesanal”.  Marilene Marques Moreira expôs na Feira de Artesanato do Espigão Costeiro, Artesã da Raposa

“As pessoas pedem os contatos também para as encomendas, logo, não é somente a venda, mas  os contatos para futuros negócios. A oportunidade do contato com o consumidor por meio das feiras é estratégico e essencial para nos manter”. Rosimary Silva Costa, vendedora na Feira Gastronômica do Espigão.

“É o nosso trabalho sendo reconhecido e incentivado e acima de tudo a oportunidade que temos de apresentar música própria para o público maranhense e visitantes. É o cartão de visitas da cultura maranhense”, Celso Reis, cantor em apresentação na praça Nauro Machado Centro Histórico.

“Há muito tempo não via esse centro histórico com tanta gente, curtindo e dançando a música maranhense. É o encontro do povo com a cultura local é a revitalização desse local”, João Lima, professor e morador de São Luís.

“Estou encantada com as pessoas, as danças, as músicas desse lugar. É uma cultura forte, intensa e muito expressiva. Tive a sorte de encontrar toda essa programação!”, Maria Albuquerque, turista de São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário