quarta-feira, 29 de julho de 2015

Projeto de Educação Ambiental alcança bons resultados em comunidade de Santa Inês

Moradores de Piquizeiros aprendem a cultivar hortaliças durante participação em projeto do Parque Botânico Vale

Palestra sobre reaproveitamento de alimentos está entre as atividades oferecidas pelo projeto Comunidade Sustentável

Participantes do projeto Comuniade Sustentável fazem exposição de produtos confeccionados a partir do reaproveitamento de materiais
Em sete anos de atuação, o Parque Botânico Vale de São Luís já plantou a semente da sustentabilidade em mais de 690 mil pessoas que já visitaram suas instalações desde a inauguração do espaço, em 2008. E há dois anos, as ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Parque têm ido além dos muros do local, estendendo a centenas de pessoas em diferentes localidades em São Luís e ao longo da Estrada de Ferro Carajás. Esse é o caso do projeto Comunidade Sustentável, que encerrou sua primeira edição no mês de julho na localidade de Piquizeiro, no município de Santa Inês.

Dividido em cinco módulos, com a participação de cerca de 40 pessoas em cada um, o projeto teve início em março e promoveu palestras, cursos e oficinas sustentáveis, abordando diferentes formas de reaproveitamento dos resíduos mais gerados na região. Os temas foram definidos junto com a comunidade. Com o encerramento do projeto, foi realizada uma exposição de todos os materiais confeccionados durante o período de aprendizagem.

"Eu aprendi na primeira etapa do projeto a fabricar pufe, sofá e mesa com papelão. Aprendi depois a fazer tapetes e flores com sacolas, boneca com tecido, sandália de palha, cuidar de hortaliças e a fazer vários bolos com sobra de comida. Vou continuar a fazer tudo que aprendi. Já tenho até material guardado!", disse Maria de Nazaré Silva Mendes, que participou dos cinco módulos do projeto.

De acordo com a supervisora do Parque Botânico, Giselly Pinto, foi uma grande realização desenvolver a primeira edição do projeto Comunidade Sustentável em Piquizeiro. "A comunidade participou desde o início quando definimos quais temas de Educação Ambiental seriam trabalhados. Fomos surpreendidos em cada módulo do projeto com as descobertas de talentos e dedicação dos participantes, que também podem vislumbrar agora uma nova fonte de renda. O nosso próximo objetivo é levar o projeto para outras comunidades", destacou.

Módulos
1. Reaproveitamento de resíduos de papel e papelão: fabricação de artesanato com papel e móveis de papelão;

2. Reaproveitamento de resíduos orgânicos: curso de culinária alternativa, produção de horta caseira, plantio de hortaliças e produção de adubo;

3. Reaproveitamento de resíduos plásticos: produção de tapetes e flores a partir de sacos e sacolas plásticas;

4. Reaproveitamento de resíduos de tecido: produção de bonecas de pano e chaveiros de flor de tecido;

5. Reaproveitamento de resíduos de elementos da natureza: fabricação de sandálias com palha de buriti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário