sexta-feira, 31 de julho de 2015

Serenata Histórica encanta ludovicenses e turistas durante apresentação no dia 29.07




Ao som de cantigas maranhenses entoadas por um grupo formado por músicos, percussionistas, flautistas e trompetistas, centenas de ludovicenses e turistas acompanharam na noite de quarta-feira (29) mais um edição da "Serenata Histórica", que apresenta as histórias, lendas, belezas e particularidades da cidade. O projeto faz parte da programação "Férias Culturais em São Luís", promovido pela Prefeitura de São Luis em parceria com o governo do Estado.

O grupo musical iniciou o cortejo pela Praça Benedito Leite, no Centro Histórico de São Luís, seguindo, com paradas, pela Igreja da Sé, Prefeitura de São Luís, Palácio dos Leões, Rua de Nazaré, Tribunal de Justiça do Maranhão e retorna à Praça Benedito Leite. Em cada local, aumentava o público que acompanhava o cortejo, atraído pelo movimento do grupo, que intercala o passeio com informações que fazem o resgate histórico dos monumentos, becos e praças da capital.

"Maravilhoso! Esse projeto faz um resgate fantástico da nossa história, é emocionante, pois temos a sensação que fomos transportados para aquela época. É o terceiro ano que acompanho a Serenata e venho porque sou apaixonada por São Luís! Temos uma história linda e merece ser compartilhada", contou a aposentada de 70 anos, Sônia Freire, que mora no bairro do São Francisco.

Ao longo do passeio, são feitas pequenas paradas e um guia de turismo e os personagens como Catarina Mina, Ana Jansen, Benedito Leite, entre outros, contam a história daquele lugar. Além de contar toda a história, são apresentados aos participantes os principais monumentos, praças e ruas do Centro Histórico.

A marroquina Kenza Chraibi, de 23 anos, que passa férias em São Luís e está hospedada em um hotel próximo à Igreja da Sé, disse que estava no hotel e, ao ouvir os músicos cantando, desceu para ver de onde vinha a música. "Realmente muito legal a iniciativa de contar a história da cidade de uma forma tão atrativa. Estou aqui encantada", revelou.

Quem também disse estar encantado com a apresentação foi o francês Kevin Chapagain, que visita São Luís pela primeira vez. "Valorizar a cultura de uma cidade é sempre muito importante! O que estamos vendo esta noite é incrível! Parabéns aos idealizadores desse projeto", afirmou.

O projeto "Férias Culturais em São Luís" consiste em uma programação diversificada para o mês de julho, movimentando as férias de ludovicenses e turistas. Fazem parte da programação atrações culturais, roteiros guiados pelo Centro Histórico, Serenata Histórica, Roteiro do Reggae, Sarau Histórico e representação de personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário