quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Dia do Folclore Nacional será comemorado em São Luís

O Dia do Folclore Nacional, comemorado no dia 22 de agosto, neste ano contará com programação articulada pela Comissão Maranhense de Folclore. Está prevista a apresentação do vídeo “Mário de Andrade – Primeiros Filmes Etnográficos”, realizado pela Cinemateca do Estado de São Paulo, e uma palestra do Prof. Dr. da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, Sérgio Ferretti, intitulada “Missão de Pesquisa Folclórica de Mário de Andrade” (1938), direcionadas a pesquisadores e técnicos que atuam na área da cultura popular. A atividade acontecerá no dia 21 de agosto.

O vídeo possui duração de 27 minutos, e reproduz gravações realizadas em 1938 pela “Missão de Pesquisas Folclóricas” idealizada e coordenada à distancia por Mário de Andrade. Em 2011, o Centro Cultural São Paulo produziu também sobre aquele trabalho o DVD-rom “Missão de Pesquisa Folclórica - Cadernetas de Campo”, com imagens das cadernetas de campo dos pesquisadores, fotografias, filmes originais e uma seleção de documentos (cartas, recortes de jornais, melodias gravadas), disponibilizado a instituições de pesquisa.

O documentário que será apresentado é de grande valor histórico, pois os registros da Missão são a base de numerosas pesquisas realizadas posteriormente nas áreas de antropologia, música, história, dentre outros ramos do conhecimento.

O Dia do Folclore Nacional, comemorada a cada dia 22 de agosto, foi criado pelo Congresso Nacional Brasileiro, que oficializou a data em 1965, como forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Assim, a cultura popular brasileira ganhou mais importância no universo cultural e essa foi mais uma forma de preservar o folclore.

A data é marcada por várias comemorações em todo o Brasil. Nas escolas, centros culturais, universidades são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é transmitir para a sociedade a riqueza cultural de nosso folclore. Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

SERVIÇO
O quê? Comemoração do Dia do Folclore Nacional
Data: 21/8/2015 (6ª feira)
Horário: 17h
Local: Casa da Festa  Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz, 205/221, Centro Histórico de São Luís)
Atividades:
Palestra: “Missão de Pesquisa Folclórica de Mario de Andrade” (1938)
Exibição do vídeo: “Mário de Andrade – 1os Filmes Etnográficos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário