quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Estratégia do segmento ‘Sol & Praia’ para desenvolver o turismo de São Luís


As perspectivas do turismo como vetor de desenvolvimento econômico de São Luís foi tema do painel que a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, participou na manhã de hoje (26), na Câmara Municipal de São Luís (MA). “Foi uma oportunidade para reforçar aos vereadores e convidados a importância do segmento Sol & Praia para o desenvolvimento turístico da capital do Maranhão”, comentou a secretária.

A sessão de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues teve o objetivo de discutir as possibilidades para o turismo em São Luís. “O início das obras que garantirão a balneabilidade das praias da capital, no último domingo (23), pelo Governo do Maranhão por meio da Caema, abrem novas possibilidades para o turismo da cidade. Será uma oportunidade de reforçar o segmento que mais movimenta o turismo no mundo”, planejou Delma.

Cerca de 65% dos turistas de todo o mundo buscam destinos de “Sol & Praia” em função de climas tropicais. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, a principal motivação dos turistas brasileiros e estrangeiros que buscam o Brasil, por motivo de Lazer, é o segmento de “Sol & Praia”. “Mais de 65% com esta motivação, seguido por Ecoturismo & Aventura (19%) e Cultura (11%).

Já de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), paisagens, facilidade de acesso, frequência, limpeza das praias e qualidade das águas são os principais fatores para a escolha da praia. “Após a balneabilidade garantida, com todos outros diferenciais, a costa de São Luís tem total condição de contribuir para que os números do turismo da capital sejam revertidos”, reforçou Delma Andrade.

Entre os potenciais destacados pela secretária estão a combinação de água, sol e calor na maior parte do ano, a extensão litorânea, a variação da maré, os ventos que favorecem a prática de esportes, além da gastronomia diversa e do rico artesanato.

Durante a apresentação, a gestora da pasta do turismo ressaltou as perspectivas para o desenvolvimento. “É necessário fortalecer a imagem de São Luís como destino propício para Sol & Praia, desenvolver a cultura de praia entre os moradores, diversificar a gastronomia”. Ainda de acordo com ela, o desenvolvimento também passa pela requalificação dos equipamentos hoteleiros, a implantação de sinalização interpretativa e pelo desenvolvimento da economia da praia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário