quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Galeria Trapiche abre exposição Tropicálios nesta quinta-feira, 20

Tropicálios é o nome do personagem criado pelo designer Ribamar Matos Júnior, que, no trabalho como artista plástico, ganha o pseudônimo de Ribaxé. Nesta quinta-feira (20), o personagem, que tem a forma de algumas aves brasileiras de acordo com o olhar do espectador, ocupará em telas o espaço da Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís (Av. Vitorino Freire, s/nº, em frente ao Terminal da Praia Grande).

A vernissage terá início às 19h e a exposição ficará em cartaz até o dia 30 de agosto. Serão expostas 22 obras usando o papel como suporte para uma técnica de pintura que explora os grafismos como linguagem. A criação do personagem surgiu a partir de referências de infância do artista. “Foi a partir de um livro com imagens de pássaros em viveiros que tinha na infância que veio a ideia de criação do Tropicálios. O primeiro esboço eu fiz nove anos atrás. Desde então, ele virou uma referência para que eu desenvolvesse estudos na relação entre Arte e Design junto com a ideia de tropicalidade brasileira”, explicou Ribaxé.

Para alguns, Tropicálios pode parecer um galo. Para outros, um pássaro exótico da selva amazônica. A relação do olhar muda de acordo com as referências culturais do espectador. As obras fazem relação direta com o imaginário popular, o artesanato, a musicalidade e outros aspectos da cultura brasileira e suas identidades. “O personagem é retratado caracteristicamente tanto no sentido masculino como no feminino, com plumagens, arabescos, cores, texturas e detalhes que lembram a nossa fauna e flora, de maneira exagerada e com referências artísticas populares brasileiras e de estilos de arte antiga, moderna e contemporânea”, lembrou o expositor.

Tropicálios é a quinta exposição de Ribaxé, que já participou de outras exposições coletivas e individuais. Sobre o campo interdisciplinar entre Design e Artes Visuais, o artista explicou que seu trabalho se propõe também uma leitura estética no campo das artes gráficas.

A Galeria Trapiche continua cumprindo sua programação de acordo com cronograma, que já se encontra com agenda lotada até o final do ano. “Transformamos este equipamento cultural em território livre para a expressão dos artistas visuais do Maranhão”, declara Paulo Melo Sousa, diretor da Galeria Trapiche.

A exposição ficará aberta no período de 20 a 30 de agosto, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, localizada na Avenida Vitorino Freire, s/nº, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande (Centro Histórico). A entrada é gratuita.

Sobre o artista

José de Ribamar Matos Jr. (Ribaxé) é professor do IFMA, na área de Design há 18 anos, especialista em Ergonomia, Design Estratégico e doutorando em Educação, Humanidades e Artes pela Universidade Nacional de Rosário Central – Argentina. Trabalhou no curso de Artes Visuais e Design de Interiores do Pronatec/ Ifma - Campus Monte Castelo. Realizou quatro exposições artísticas, sendo duas coletivas e individuais, onde primeiro trabalhou o universo das obras do artista italiano Piero Fornasetti e agoras com o personagem Tropicálio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário