quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Gestão eficiente voltada para as boas práticas ambientais no hospital universitário

Há algum tempo o Hospital Presidente Dutra funciona como um complexo universitário. A diversidade profissional que integra a equipe, composta com mais de três mil colaboradores, proporciona atendimento especializado e de alta complexidade aos pacientes, e garante as boas práticas de gestão que incluem o comprometimento com a preservação ambiental.

Atualmente, o hospital é referência para tratamento de algumas especializadas como a nefrologia entre outras patologias que requerem atendimento mais direcionado. O diferencial do Dutra é que como o próprio nome sugere, é um hospital universitário voltado para a formação de mão de obra qualificada para o Sistema Único de Saúde. A eficiência na gestão e a qualificação do corpo médico levaram o Dutra a números nunca antes alcançados; mensalmente são consultadas cerca de 22 mil pessoas e internadas 1.200 pacientes, cerca de 400 residentes aperfeiçoam o aprendizado no Dutra.

Para a superintendente do Dutra, a enfermeira Joice Santos Lage, “formamos pessoas assistindo pessoas”. Um desafio que busca constantemente a melhoria dos processos administrativos por meio da atuação de uma gestão multidisciplinar norteado pelos procedimentos de qualidade e as boas práticas ambientais contidos nos Planos Diretor Estratégico e Diretor de Investimento. “O primeiro direciona para as metas como por exemplo transformar o complexo do Hospital Universitário que é o Dutra, a Maternidade e seus nove prédios em uma cidade universitária e o segundo aponta quais os recursos que utilizaremos para alcançar o objetivo”, explicou a superintendente. 

Comprometimento social e ambiental 
As boas práticas ambientais do Hospital Universitário começam com uma equipe multidisciplinar; além dos profissionais de saúde; engenheiros, químicos, comunicólogos, analista de sistemas, equipe administrativa entre outros. Na Diretoria Administrativa
as oportunidades de valorização da verba pública são identificadas e implementadas. De acordo com a superintendente nos últimos anos a gestão detectou e realizou as seguintes melhorias:

• Racionalidade da água por meio de campanhas internas e troca de equipamentos por outros mais eficientes que combatem vazamentos;
• Troca de aparelhos de todos os aparelhos de refrigeração por mais novos que consumem menos energia;
• Equipes de engenheiro elétrico que realizam permanentes estudam para detectar melhores opções de consumo de energia, como o estudo para a troca de todas as lâmpadas por de Led ou se é melhor a utilização de gerador de energia do próprio hospital ou a utilização da energia da fornecedora de luz;
• Aplicação do plano de contingência para manutenção dos valores de todos os contratos fechados ano passado mediante a crise que se instalou no país;
• Na área de imagem foi trocado todo parque de impressão. Os equipamentos, hoje todos são digitais,
são mais eficientes, econômicos e menos poluentes ao meio ambiente. As impressões são realizadas em papel com utilização do toner e não mais em película que continha material como o mercúrio.

Segregação de Resíduos
No Dutra programas de segregação de resíduos foram implantados e existe uma solicitação junto ao
Ministério do Meio Ambiente para construção de uma estação de tratamento de esgoto. “Temos uma
preocupação especial com os efluentes por estarem em área de mangue”, informou a superintendente.

O tratamento destinado ao resíduo sólido foi traçado pelo Plano de Resíduo que informa como é feito a segregação do resíduo sólido contaminado e comum, o transporte e qual o destino. O serviço foi terceirizado e semestralmente uma equipe do Dutra com profissionais especializados visita as instalação da empresa contratada para checar a correta destinação do material encaminhado; um deles a incineração.

Outra medida de preservação ambiental foi a retirada do setor de lavanderia do hospital para evitar acúmulo e utilização de água excessiva em área próxima a manguezal. Esse serviço também foi terceirizado. “O hospital aboliu de seu consumo qualquer produto que é danoso ao meio ambiente”, enfatizou Joice.

Descarte de equipamentos e materiais
Como boa prática de preservação ambiental e atendendo a regulamentação federal, o Dutra destina o lixo do grupo E (papel, plástico, vidro e papelão) à Associação de Recicladores do Maranhão. Outra ação direcionada à racionalidade dos recursos é o cuidado destinado aos equipamentos do hospital. 

Todos têm um prontuário que permite identificar o estado, o local onde se encontra e o destino, no caso daqueles que são disponibilizados para a rede pública de saúde. Como foi o caso recentemente das camas do Dutra que foram trocadas por elétricas e as antigas disponibilizadas para o Socorrão e Hospital da Criança. “É importante imprimirmos na gestão princípios como a transparência, a racionalidade dos recursos públicos, a eficiência para que o paciente saia daqui satisfeito”, finalizou Joice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário