quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Governo do Estado assina termo de cooperação técnica para o incremento do turismo em Santo Amaro do Maranhão


A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, esteve reunida nesta terça-feira (25), com representantes do município de Santo Amaro do Maranhão. O objetivo do encontro foi definir estratégias da regulação do fluxo de turistas na região e realizar a assinatura do termo de cooperação técnica entre Secretaria de Turismo do Estado e Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão para definir as estratégias para o fomento e promoção do turismo na região.

Para a Secretária Delma Andrade, o diálogo com os municípios resulta em ações de promoção mais exitosas. “Ouvir o que cada município tem a dizer é importante para tomarmos as decisões corretas com relação ao que deve ser feito para cada região. Santo Amaro ainda tem um grande potencial a ser trabalhado. Manter esses diálogos com secretarias municipais e empresários do setor nos deixa cientes da necessidade real da localidade”.

Para a prefeita de Santo Amaro, Luziane Lisboa, é essencial saber que o município pode contar com o Governo do Estado. “Estamos aqui para ouvir e sermos ouvidos. Somos aliados desta gestão para a construção de um roteiro turístico consolidado em Santo Amaro. Sabemos que a equipe da Secretaria de Turismo vai nos apoiar em todas as ações que proporcionem a visibilidade e preservação de nosso destino”.

O secretário municipal de Turismo, Jorge Augusto Santos, afirmou que já é possível sentir os efeitos da promoção do destino feitos em parceria com o Governo do Estado. “As belezas de Santo Amaro ganharam destaque nacional durante a veiculação de reportagens feitas pela Rede Record e visita de jornalistas de algumas revistas de circulação nacional e internacional, numa articulação da Secretaria Estadual do Turismo, e já sentimos a diferença. No último feriado, a cidade estava lotada de turistas vindos de todas as partes do Brasil”.

Ainda segundo a secretária de Turismo do Maranhão, esta é a fase onde mais se deve fazer um trabalho de conscientização ambiental de todos os guias e donos de pousada da cidade. “A educação ambiental e cuidados com o parque devem ser preocupação de todos. Receber turistas é muito bom, mas a necessidade de uma fiscalização da entrada no parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por Santo Amaro precisa ser regulamentada”.

“Estive reunida, no início da semana, com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro responsável pela operações de fiscalização de todo o Parque, para definir parcerias no sentindo de intensificar a fiscalização e segurança do parque. Essa iniciativa garante que as belezas dos Lençóis Maranhenses sejam preservadas durante muitos anos”, acrescentou a secretária.

Ainda durante a reunião, que também contou com a participação do secretário adjunto de Relações com o Mercado da Secretaria Estadual do Turismo, Marcus Vinicius Campos; da secretária adjunta de relações institucionais, Glória Pinto e de representantes do trade de Santo Amaro, foi tratada a retomada das obras da estrada, de responsabilidade do Governo do estado, que ligará o povoado Sangue ao município de Santo Amaro do Maranhão e a que ligará Santo Amaro a Primeira Cruz.

Segundo a gestora, a obra da estrada é uma prioridade para a retomada da formatação da Rota das Emoções. “O Governador Flávio Dino afirmou, esta semana, que a retomada das obras da estrada acontecerá ainda este ano. Medida, que aliada a construção da estrada que liga o município de Barreirinhas à Paulino Neves, vai ajudar no desenvolvimento do potencial turístico da região e auxiliar na retomada da Rota das Emoções,  que liga o município de Barreirinhas, no Maranhão, ao Delta do Parnaíba, no Piauí, e ao município de Jericoacoara, no Ceará”.

Cooperação Técnica
O acordo assinado pela secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade e a prefeita de Santo Amaro do Maranhão, Luziane Lisboa, visa favorecer o incremento do desenvolvimento da atividade turística na região, estabelecendo o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva, a promoção do destino e a formatação do projeto de sinalização turística do município.

Prontec
Durante a reunião, a secretária adjunta de relações institucionais, Glória Pinto, anunciou que o Santo Amaro foi escolhido para receber os cursos de espanhol básico, camareira e recepcionista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC Turismo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário