domingo, 2 de agosto de 2015

LIÇÃO DE CIDADANIA: 'Os Jovens músicos e cantores' e a participação vitoriosa no Mais Cultura e Turismo em Barreirinhas

A noite do ‘Mais Cultura e Turismo’, no dia 01.08 em Barreirinhas, foi infanto-juvenil, com participação de vários artistas em início de formação musical, mas que já cantam como gente grande. A descontração ficou ao som do swing, forró e MPB. 

A cidade de Barreirinhas nunca tinha ouvido ou movimentado tantos artistas em tão pouco tempo. O projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ proporcionou essa oportunidade, unindo, num movimento crescente, moradores da cidade e municípios vizinhos e turistas dos mais diferentes lugares. Entre eles a musicista Beatriz Nogueira, natural de São Paulo, que ficou sabendo no hotel sobre o evento. “Ouvi atenta as músicas, os arranjos, a harmonia e interação entre estes jovens e fiquei fascinada com tanto talento”, impressionou-se ela.

O espaço da Praça do Trabalhador agora, também, será conhecido como lugar da cultura,  onde vários profissionais se envolvem nesse projeto. Bombeiros e Polícia Militar, Guarda Municipal, agentes de saúde e outros. Também tem os barraqueiros, que estão aproveitando os dias de festa e vendendo de tudo. 

O projeto ganha, ainda, o apoio de personagens, que habitam a Praça e a beira rio, além das crianças, que se divertem em pula pula, joguinhos de derruba copos, esconde esconde, pinturas, etc. Juninho, de 9 anos, está adorando o movimento. “Brincando muito com meus coleguinhas e dançando com as músicas”, contou ele aos risos e sendo observado pelo turista húngaro Kall Adám, que a tudo assistia: "Esse é um momento do Maranhão que me identifiquei em minha infância, que me deixa, ainda, mais nostálgico ao som de músicas de qualidade".

Mas, a grande estrela da noite foi Mano Borges. Com a participação especial de Rui Mario, na sanfona, a apresentação colocou todo mundo para cantar e dançar ao som de Você é tudo e muito mais, Bangladesh, Neguinha do Sá Viana e outras. 

O ‘Mais Cultura e Turismo’ tem projetado o que o Estado tem de melhor, valorizando o que é da terra. “A verdade é que esses talentos e valores sempre estiveram aqui, mas nunca foram difundidos. A participação da comunidade e talentos local foi a maior sacada do projeto. É uma iniciativa de desenvolvimento turístico e cultural inclusivo, pois envolve também jovens da periferia e de lugares que tem uma ideia, um trabalho ou manifestação cultural, mas que não eram vistos. A iniciativa trouxe essa oportunidade. Importante, em primeiro lugar para quem é maranhense, porque passa a conhecer e vivenciar o que é nosso”, destacou a professora Wilna Assis, de São Luís.

A noite de hoje (02.08) na capital dos Lençóis Maranhenses é a última e será cheia de ritmo, magia e sotaques, com a presença dos bois Infantil, Boa Hora e São Simão. A expectativa para essas apresentações é grande. “Me arrepio só de pensar. O Bumba Meu Boi do Maranhão é algo muito lindo de se ver”, comentou a paulista Andréa Alves.

E os que curtiram já sentem saudade e o gostinho de quero mais. Mas, na capital maranhense a festa continua até o dia 29 de agosto. Confira a programação no http://www.ma.gov.br/programacao-mais-cultura-e-turismo/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário