sábado, 1 de agosto de 2015

‘Mais Cultura e Turismo’ atrai multidões para conhecer e apreciar o melhor da música maranhense em Barreirinhas






Evento reúne público interessado em conhecer o som e o talento do Maranhão, aliado a assuntos como sustentabilidade em plena capital dos Lençóis Maranhenses.

Com direito a lua cheia brilhando nas águas do Rio Preguiças, compositores, músicos e cantores trocam ideias, projetam o futuro e tecem elogios ao projeto ‘Mais Cultura e Turismo’, que já nasceu vitorioso, no Maranhão.  

Neste último final de semana de julho, a lua cheia para alguns e lua azul para outros nos arredores desta cidade, turistas e nativos não falavam de outra coisa a não ser a beleza das dunas e lagoas dos Lençóis e a sonoridade produzida no Estado, mas que estava adormecida, e com o projeto foi despertada e ecoa além da extremidade do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e São Luís. 

Às margens do Rio Preguiças, a banda Arrocha o Nó, com seu forró, dava seus primeiros acordes, e o público já ensaiava os primeiros passos da dança e remexiam ao som do autêntico forro pé de serra, entoando músicas do cancioneiro popular, imortalizadas na voz de João do Vale, Luís Gonzaga e outros. 

O grupo deu seu recado e entrou mais dois cantores da terra e seus ritmos dançantes, com destaque para o reggae, produzido por Diego Reis, jovem de talento que tem uma pegada musical bem gostosa de ouvir, com músicas, letras e arranjos de sua própria autoria e de outros caiçaras, intitulados Filhos da Areia - grupo de artistas de Barreirinhas, que se auto intitula caiçara, porque são da região e suas composições envolvem formas sustentáveis de garantir e valorizar a cultura na região dos Lençóis, além da convivência harmônica com o ambiente em que vivem. 

Logo em seguida, o cantor Tony Rille apresentou seu pop rock, agitando a galera presente, especialmente os turistas, que cantaram “...fácil! extremamente fácil, pra você eu e todo mundo cantar juntos...”, de Jota Quest.

Mas, a sensação da noite foi a grande e maravilhosa cheia ou azul, como foi chamada, por testemunha, subiu ao palco Carlos Daffé e sua poesia cantada, inebriando os presentes. “É tão bonito a sonoridade destes músicos. Já estive no Estado várias vezes, como eu nunca tinha ouvido isso? Mais apaixonada ainda”, questionou Luanda Alves, turista mineira. 

Wanderley Nunes, de Vitória/ES, se encantou com as belezas naturais, tendo como complemento a cultura maranhense. “É encantador desfrutar de uma apresentação como esta, depois de conhecer os Lençóis, e melhor, sem pagar nada. Se continuar assim, belezas naturais e cultura feita por quem sabe, Barreirinhas pode se transformar em um tipo de Meca, porque une a beleza ao que o Estado tem de melhor, como cultura, artesanato, música”, destacou ele.

O ‘Mais Cultura e Turismo’ segue encantando e emocionando os presentes. E nesse último final de semana do projeto em Barreirinhas, os turistas e comunidade local, ainda, poderão curtir Cacuriá, Boizinho Infantil, Boi da Boa Hora, Boi de São Simão, show de artistas da cidade e Mano Borges. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário