sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Mais Cultura e Turismo em noite tranquila e segura no Centro Histórico




A programação do Mais Cultura e Turismo continua hoje na praça Nauro Machado, centro histórico de São Luís. A partir das 19h se apresentam o Boi da Ilha, o Pirilampo e o Boi Fé em Deus, os dois primeiros de orquestra e o último sotaque de Baixada Maranhense. O projeto, que é desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Turismo e Cultura do Estado, recebeu na quinta-feira, os secretários de Estado, Delma Andrade (Turismo), presença constante em cada etapa, e Felipe Camarão (Cultura), recém nomeado pelo governador Flávio Dino para a pasta, e que estava em seu primeiro dia de trabalho.

Com um percentual de quase 80% de programação apresentada, o Mais Cultura e Turismo entra na reta final. Até o dia 29 de agosto, mais 15 atrações, todos maranhenses, passarão pelo palco da praça Nauro Machado. No entanto, mais que números, a aprovação pelo público (morador ou visitante) que lotou o Espigão Costeiro, na ponta D´Areia, a praça do Trabalhador, em Barreirinhas, e o centro histórico, o resgate e valorização da cultura maranhense, e a experiência proporcionada aos turistas de conhecer a diversidade das manifestações populares do Maranhão são resultados da parceria entre a Cultura e o Turismo mais que satisfatórios.

“A parceria foi o início do projeto de revitalização do centro histórico solicitada pelo próprio governador Flávio Dino”, ressaltou a secretária de Turismo, Delma Andrade. Ela informou ainda que outros projetos virão por meio dessa dobradinha, pois, estados como o Maranhão, com presença de intensa atividade cultural, um dos destino a ser consolidado é o cultural. Tratando-se da capital maranhense, que abriga o maior patrimônio arquitetônico português com aproximadamente cinco mil casarões e sobrados e que é Patrimônio Histórico da Humanidade, a secretária Delma adiantou que São Luís terá representante no Seminário das Cidades Patrimônio Histórico da Unesco. “Será outo momento importante para definir ações objetivas para continuar a revitalização do centro histórico de São Luís”.



Gestão por Resultado na Cultura
O primeiro dia de trabalho do novo secretário de Cultura, Felipe Camarão, foi de intensa atividade. A última reunião, meio que descontraída, foi na praça Nauro Machado, onde conversou com a secretária Delma Andrade e aproveitou para conhecer e apreciar o Mais Cultura e Turismo. “O projeto é belíssimo, resgata a cultura maranhense. O governo do Maranhão apoiou a iniciativa e a execução ficou por conta do comprometimento profissional das secretárias Delma Andrade e Ester Marques. Todos estão de parabéns”.  

Entre os desafios do ex-secretário da Gestão e Previdência e especialista em gestão pública, Felipe Camarão, está o de imprimir uma gestão planejada e organizada focada em resultados na cultura do Maranhão. “É encontrar uma sintonia entre as particularidades e singularidades do mundo cultural com a necessária formalidade do serviço público em ritmo que gere resultados rápidos e eficientes”, afirmou.  Ele ressaltou também a importância da troca de experiências dentro da própria Secretaria de Cultura. “Sou gestor e acredito na troca de experiências; da minha parte em gestão pública e da parte dos colaboradores para  os assuntos culturais. A nossa diretriz é o Plano de Ação pra a Cultura do governo Flávio Dino”, finalizou.  

Programação
Tanto o público quanto os secretários de Estado, Delma Andrade e Felipe Camarão, assistiram a primeira noite de apresentação do Mais Cultura e Turismo. A abertura fica por conta do Cauriá de Dona Tete, o Regional Pixinguinha e o Boi Encantos da Ilha. O grande encerramento do projeto acontece CEPRAMA com show de Papete, Luiz Melodia e as Divinas Folioas no dia 29 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário