quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Mostra de Artesanato cria oportunidades de negócio para artesãos do Maranhão


Até sexta-feira, 21 de agosto, o Parque Botânico Vale realiza uma mostra de produtos artesanais que está criando oportunidades de novos negócios para diversos artistas que fazem do artesanato uma fonte de renda. Ao longo do ano, o Parque Botânico promove diversos eventos de valorização da cultura local. Ao abrir espaço para exposições de artesanato, o Parque Botânico busca reconhecer o trabalho das pessoas que atuam nesse ramo, apresentando ao público peças feitas com diversos tipos de materiais, revelando a criatividade dos artesãos maranhenses.

A Mostra de Artesanato do Parque Botânico conta com mais de 200 peças feitas por artesãos de São Luís e de outros municípios do estado. Entre os produtos destacam-se joias, brinquedos e utensílios para decoração. Os materiais utilizados pelos artesãos vão de fibras de buriti, sementes e tecidos, até alumínio reciclado.

Para a gerente do Instituto de Desenvolvimento do Artesanato Maranhense (Idam), Andreza Rabelo, a promoção de eventos como esse contribui para que o artista possa entrar em contato com o público, pois muitos deles não têm recursos e local adequado para expor seus produtos. "O Idam possui cerca de 500 artesãos cadastrados, sendo que muitos são do interior do estado. O instituto busca apoiar esse grupo de artistas que trabalham com artesanato genuinamente maranhense, dando a eles um espaço para venda dos seus produtos. Sabemos o quanto é difícil para alguns poder apresentar seu trabalho e reconhecemos o esforço do Parque Botânico em ajudar nesse processo", explica a gerente do Idam, que está participando da mostra.

Aurea de Sousa está entre os artesãos que participam da mostra. Para ela, o artesanato é uma atividade de lazer e também ajuda a complementar a renda do mês. "Eu trabalho na confecção de produtos há mais de dez anos. Quando comecei estava desempregada e consegui tirar meu sustento desse trabalho. Mesmo conseguindo um emprego com renda fixa, não abandonei a atividade porque é algo que valorizo na minha rotina. Participar de exposições e mostras é algo que sempre faço, pois ajuda a conquistar novos clientes", conta a artesã.

A Mostra de Artesanato está montada no Salão de Exposições do Parque Botânico, ficando em cartaz até o dia 21 de agosto, das 8h às 16h. Além da mostra, os visitantes poderão participar das demais atividades oferecidas, como caminhadas nas trilhas ecológicas e oficinas de educação ambiental. O Parque Botânico está localizado na Avenida dos Portugueses, em frente ao Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário