segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Último final de semana do ‘Mais Cultura e Turismo’ em Barreirinhas é marcado pela interação dos artistas










O ‘Mais Cultura e Turismo’ fecha em Barreirinhas com saldo positivo, com uma participação ativa do público e encantamento dos turistas, que visitavam a cidade.No último dia, ritmo, sotaques, dança, cores e magia, nas apresentações dos bois Boa Hora e São Simão.

O projeto além de movimentar as noites da cidade, também movimentou o comércio local e tudo com muita tranquilidade. Não se ouviu nem se registrou nem uma ocorrência policial.Todos os participantes tinham um único objetivo: apreciar o que melhor se produz em termos de arte no Maranhão. 

O palco apresentou uma dinâmica bem diferenciada do que já se tinha visto antes em termo de produções culturais do Estado, mesclando nomes já consagrados e anônimos, que tiveram a oportunidade de se apresentarem para o público presente. É o caso de Diego Reis, Daniele Oliveira e Luciano Lima, ambos de Barreirinhas, e artistas de renome como Flávia Bittencourt, Carlinhos Veloz, Wilson Zara, Carlos Daffé e Mano Borges. 

“A iniciativa mescla turismo, música, arte, cultura. E para mim como compositor, artista local, é uma satisfação muito grande ter participado desse momento”, disse Diego Reis.

Para Daniele Oliveira, o projeto significa oportunidade. “Estou no início da carreira e é enorme a satisfação em ter participado do projeto. Foi uma grande chance dada a quem, ainda, é anônimo. Uma chance de mostrar nosso trabalho”, comentou ela.

De acordo com Celso Reis, autoestima é a palavra chave. “É um projeto que veio a calhar com aquilo que temos de melhor, que é a diversidade cultural maranhense. Com certeza, só tende a aumentar a autoestima da nossa cultura, do nosso povo e propiciar ao turista conhecer um pouco disso. Parabenizo ao Governo do Estado pela iniciativa. Estava precisando acontecer algo assim. E a estrutura montada para as apresentações, sem distinções, significa valorização”, afirmou o cantor, que em Barreirinhas estava como espectador, mas participou do projeto em São Luís.

Mano Borges destacou que além da autoestima e valorização o projeto proporciona interação: “No auge está nossa música, musicalidade, riqueza cultural, juntando isso tudo ao turismo. O projeto está de parabéns por unir essas duas grandes forças, turismo e cultura. E o mais importante é que traz interação entre artistas já consagrados e aqueles que não são conhecidos. Pessoas que estão batalhando um espaço. Nós também já passamos por isso. E momentos como esses são importantes pra alavancar nossa carreira”.

Essa união agradou aos presentes. “União da música, manifestações, artistas locais e de renome. Adorei o que vi”, realçou a jornalista paulista Evelin Ribeiro.

A festa acabou em Barreirinhas, mas continua em São Luís. E nesse final de semana (06 e 07.08), no Centro Histórico, terá Cacuriá de Dona Teté, Regional Pixinguinha, Alexandre Nicolas, e os bois Encanto da Ilha, Ilha de Orquestra, Fé em Deus e Pirilampo.

Confira a programação completa aqui: http://www.ma.gov.br/programacao-mais-cultura-e-turismo/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário