quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Cine Teatro da Cidade recebe mostra de cinema na programação dos 403 anos de São Luís



A Prefeitura de São Luís dá início, nesta quarta-feira (2), às comemorações de aniversário da capital maranhense com programação cultural diversificada. Shows musicais, apresentação de manifestações culturais, celebrações religiosas, festival de arte urbana e festival de folclore vão integrar as festividades até o dia 12 de setembro, em diversos locais.

No Cine Teatro da Cidade acontecerá o Festival de Cinema Avanca - São Luís, com sessões gratuitas às 17h e 19h, nestas quarta-feira (2) e quinta-feira (3). Ao todo, serão exibidas 16 produções audiovisuais em curta, média e longa-metragem de diversos países, como Chipre, Rússia, Jordânia, Irã, Taiwan, México, Portugal entre outros.

Para o diretor do Cine Teatro da Cidade, André Lobão, realizar o festival no equipamento cultural da Prefeitura atende a uma das metas da gestão do prefeito Edivaldo, que é ampliar o fomento à produção audiovisual local e possibilitar o acesso a filmes de qualidade. "A cidade vive uma efervescência de festivais de cinema, como o Guarnicê, o Maranhão na Tela, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos, entre outros. O contato com a produção audiovisual de outros países estimula a sensibilidade dos criadores e cineastas locais a buscarem novas referências de linguagem", disse Lobão.

Avanca é uma localidade do Distrito de Aveiro, em Portugal. Lá, o festival já está em sua décima nona edição e tem a curadoria do professor Antônio Valente. A realização do festival em São Luís é uma parceria do Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura, com o cineasta, produtor e professor Francisco Colombo, que cursa o mestrado em Comunicação Multimedia, na Universidade de Aveiro.

"Em conversa com o curador do festival, me coloquei à disposição para trazer uma síntese da mostra de cinema que acontece lá como forma de fazer circular essa produção audiovisual aqui no Maranhão e possibilitar essa troca cultural tanto no que diz respeito à linguagem audiovisual, o jeito de fazer cinema em outras regiões, como também o aspecto da formação cultural do público ao ter contato com a diversidade dos aspectos culturais de outros países", ressaltou Colombo.

DIVERSIDADE
O público que for conferir os filmes poderá estranhar algumas palavras com significado diferente em outros países de língua portuguesa. "Em Portugal, por exemplo, chamar uma mulher de rapariga não é uma ofensa, como acontece aqui no Brasil. Esse contato multicultural com as línguas e comportamentos dos povos de outros países é uma questão sobretudo educacional, de formação cultural", lembrou Francisco Colombo.

Francisco Colombo também destacou a qualidade de alguns filmes e animações, como o filme "Artista de Rua", do diretor jordaniano Mahmoud Hindawi. O curta-metragem descreve um velho artista que, apesar do incrível talento, está desiludido e precisa de inspiração.

"Acredito na ideia de que cultura é movimento e o festival vem oferecer isso também para a população de São Luís. Para quem é envolvido com arte, poder realizar o festival é também uma forma de contribuir com a cidade, como um presente pelos 403 anos de São Luís", finalizou Colombo.

O festival também acontecerá na região tocantina, nos dias 9 e 10 de setembro, no auditório da Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz. A programação dos 403 anos de São Luís prossegue até o dia 12 de setembro, com shows musicais, apresentações culturais e festivais de arte urbana, em diversos pontos da cidade. A programação completa será anunciada nesta sexta-feira (4), no auditório Reis Perdigão, no Palácio de La Raverdière, sede da Prefeitura de São Luís.

Confira a programação completa do Festival Avanca - São Luís

2 de setembro, 17h - Acabo de ter um sonho, Espanha, ficção, 7 min; Deus providenciará, Portugal, ficção, 15 min; Tons de cinzento, Rússia, animação, 6 min; Rapaz de olhos azuis, Irã, ficção, 18 min; Foi o fio, Portugal, animação, 5 min; Ele e ela, Cazaquistão, ficção, 6 min; Caçador de borboletas, Taiwan, animação, 18 min.

2 de setembro, 19h - Miragem, Portugal, ficção, 10 min; O imortalizador, Chipre, ficção, 21 min; Depois da guerra... antes da guerra..., República Tcheca/Rússia, 45 min.

3 de setembro, 17h - Noturna, Portugal, ficção, 5 min; O homem que não sabia muito, França, ficção, 20 min; Ar, México, ficção, 4 min; Artista de rua, Jordânia, animação, 7 min; Stavanger, Alemanha, ficção, 38 min.

3 de setembro, 19h - Pecado Fatal, Portugal, ficção, 90 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário