quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Espaços públicos de São Luís, são requalificados para fomentar o turismo e levar novas opções de cultura e lazer aos ludovicenses



O Governo do Maranhão tem investido na requalificação dos espaços públicos da capital maranhense, que comemora 403 anos na próxima terça-feira (8). A capital maranhense já conta com espaços públicos reformados pelo Governo do Estado e que agora estão estruturados, amplos e seguros. Para além do aniversário de São Luís, a atual gestão do Governo do Estado tem priorizado a requalificação de espaços públicos como forma de fomentar o turismo e levar para população novas opções de cultura e lazer.

Em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Governo do Estado entregou em junho a obra de revitalização da Praça Nauro Machado, uma das mais importantes do Centro Histórico de São Luís. A nova estrutura da praça tem espaço mais amplo para manifestações culturais, conta com novo piso, iluminação luminotécnica, que realça a beleza da praça, e banheiros com acessibilidade, além de um posto policial, a Base Comunitária, que foi instalada no local para reforçar a segurança na região do Centro Histórico.

A trupe do movimento “O circo tá na rua” há dois anos ocupa a praça com atividades circenses e agora, com a reforma, o movimento atraiu mais adeptos e turistas. “A grande vantagem da reforma foi a iluminação, pois a praça ficou muito mais iluminada, ficou mais acessível, com menos perigo, porque tem um posto policial instalado. E aí permitiu que a gente ocupasse o espaço e nele conseguisse instalar atividades que fossem para população”, destacou o coordenador do projeto “O circo tá na rua”, Donny dos Santos.

O turista argentino Augustin Mindurry destacou a singularidade da Praça Nauro Machado. “Eu venho viajando já em vários estados do Brasil e este movimento que tem aqui, essa energia, este ambiente, eu nunca achei em todo o litoral. Já estive aqui várias vezes, todas as segundas-feiras eu venho, e nunca tem nenhuma confusão, perigo de roubo, nem nada, é muito lindo e tranquilo, as pessoas cuidam do lugar também, é massa, gostei”.

Para o governador Flávio Dino a praça é uma das praças mais importantes do Centro Histórico de São Luís. “Este espaço, que é Patrimônio da Humanidade, deve ser visto principalmente como patrimônio do povo. Por isso mesmo, recuperar uma praça é valorizar a população. Além disso, o turismo é um importante motor da economia do nosso Estado, e a valorização do Centro Histórico significa a geração de emprego e renda”, destacou o governador Flávio Dino na solenidade de inauguração da Praça Nauro Machado.

Também na ocasião de inauguração da Praça Nauro Machado, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior destacou o empenho conjunto entre Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís como ponto crucial para a entrega da reforma feita em tempo de receber as festividades juninas. “É mais um fruto da parceria entre Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. Tenho sempre dito que o Maranhão e São Luís vivem um novo momento”, defendeu o prefeito de São Luís.

Mas a Praça Nauro Machado não foi a única a receber investimentos do Governo do Estado. A fim de garantir espaços para práticas de esportes radicais em São Luís, o Governo do Maranhão, entregou em março, o Skate Parque do Complexo Canhoteiro. Depois de 25 anos sem nenhuma intervenção, o espaço foi totalmente reformado. Com várias rampas, a área compreende 600 m² e fica aberta para atender ao público em treinos e realização de eventos.

O skatista e membro da Mobilização Maranhense de Skate (MMS), Jonas Pires, explicou na ocasião de entrega do espaço que, por ser muito antigo, o piso estava completamente deteriorado e o esporte ficava impraticável. Além das trocas do piso, foram construídas mais rampas, de diferentes modelos, e a área agora tem condições de atender diferentes públicos. “Esperávamos por isso. Agora temos um espaço novo para atender outras culturas, como a arte de rua, o hip-hop, rap e raggae”, destacou Jonas.

O defensor público Eduardo Salomão disse que a pista fez parte de sua infância e comemorou a revitalização dela. “Aos 38 anos posso aproveitar a pista reformada fazendo atividade física junto com a criançada. A pista está cheia de skatista, as rampas estão em bom estado”, comemorou o defensor público.

Outro local que recebeu atenção especial do Governo do Maranhão foi a Praça da Avenida Litorânea, durante a execução do projeto, por solicitação dos proprietários de brinquedos alugados na praça, foi ampliado o espaço destinado aos prestadores desse serviço, que já ocupam a praça há diversos anos e atraem público para o local. Com isso, o governo planejou um aproveitamento maior da praça, com aumento das áreas destinadas aos brinquedos, local que recebeu piso em concreto estampado. A regulação da ocupação da praça é feita pela Prefeitura.

Ao mesmo tempo, houve aumento das áreas com vegetação, já que alguns canteiros anteriormente tinham apenas areia. A praça também recebeu mais bancos e os banheiros foram reformados. “A prioridade do projeto foi revitalizar o espaço, para garantir melhor aproveitamento e conforto para a população, nesse importante local de lazer da cidade. Cumprimos mais uma determinação do governo Flávio Dino para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto.

A comerciante Vera Lúcia Noronha, que há 23 anos vende comidas e bebidas em um dos quiosques da praça, disse estar satisfeita com a obra. “Os clientes estão adorando, está muito bom, a gente precisava dessas melhorias para atender melhor as pessoas”, explicou.

A vendedora de pipoca Joilene Silva, que também administra o uso de duas camas elásticas para crianças, também elogiou a requalificação do local, ressaltando o aumento do espaço disponível para brinquedos. “A obra ficou boa, melhorou bastante porque assegurou uma maior organização aqui”, ressaltou. Frequentadores do local também aprovaram as mudanças. Foi o caso do taxista Alexsandro Santos, que costuma frequentar a praça com os filhos. “Antes tinha poucos bancos e eles estavam quebrados, agora está melhor, tem mais conforto para crianças e adultos”, destacou.

Outro local totalmente requalificado foi o Parque Folclórico da Vila Palmeira. O espaço também ficou pronto em tempo de receber as festividades juninas, se destacando como um dos principais arraiais da cidade. Para quem trabalhou no evento foi uma oportunidade de faturar e garantir uma renda extra. “Fiquei feliz porque tudo o que faturamos foi pra gente, sem história de meio a meio”, disse Maria Oliveira, autônoma, ao falar dos lucros durante o São João.

Com sérios problemas estruturais, principalmente nos banheiros e no palco, e administrativos, o Parque Folclórico da Vila Palmeira, em São Luís, não era utilizado em sua plenitude. Após a reforma do Parque, foram feitos reparos emergenciais para garantir a realização de festas juninas no local, como limpeza da área, reforma dos banheiros, pavimentação das vias e requalificação completa do piso. O local também serviu como estrutura física e de convivência para os Jogos Escolares Maranhenses, e alojou atletas vindos do interior do estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário