quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Estudantes da rede municipal participam de oficinas de fotografia e vídeo com celular


Estudantes da área de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino participam até esta quinta-feira (3) de oficinas de vídeo e fotografia a partir de aparelhos celulares. A atividade é uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Fundação Vale e a ONG Ação Educativa, cujo trabalho é voltado para os direitos educativos, culturais e da juventude.

O projeto beneficia cerca de 120 estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Primavera, Raimundo Chaves, Mário Andreazza e Carlos Madeira. As oficinas, ministradas por consultores da ONG Ação Educativa, estão sendo realizadas no Hotel Abbeville (São Francisco). Os trabalhos produzidos pelos jovens e adultos após a realização da oficina serão expostos durante a 9ª Feira do Livro de São Luís (FeliS).

"Estamos empenhados em oferecer aos nossos estudantes uma educação de qualidade, pautada na responsabilidade que tem a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com o desenvolvimento da cidade de São Luís. Para isso, é preciso ultrapassar as fronteiras da sala de aula e trabalhar também na perspectiva do acesso à cultura e ao lazer, buscando tanto ampliar conhecimentos quanto manter os estudantes interessados e motivados", disse o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

PRÁTICA

História da fotografia, noções de iluminação, ângulo, enquadramento e composição de imagens estão entre os conteúdos trabalhados na oficina. Michele Escoura, consultora da ONG Ação Educativa, diz que um dos objetivos da oficina é suscitar nos jovens e adultos o interesse pela fotografia profissional. "Queremos gerar diferentes interesses nos estudantes da Educação de Jovens e Adultos e despertar para o profissionalismo. Hoje em dia, fotos e vídeos já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas que usam celular. Estamos trazendo isso para o processo educativo, buscando valorizar as experiências e vivências de cada pessoa", explicou Michele.

Da oficina de fotografia, realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, participam 60 estudantes das Unidades de Educação Básica Primavera e Raimundo Chaves. Já a oficina de vídeo, que será ministrada nos dias 2 e 3 de setembro, atenderá às U.E.B. Mário Andreazza e Carlos Madeira. Além das aulas teóricas, o projeto prevê também aulas práticas para exercitar os conceitos. Os estudantes também aprenderão a tratar as imagens.

Frank Nalbert de Sá Bastos, 15 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos na U.E.B. Primavera (Cohatrac), cursa o supletivo de 5ª e 6ª série, e é um dos participantes da oficina de fotografia. Ele disse que ficou impressionado com as informações obtidas sobre o histórico da fotografia e suas técnicas. "A gente aprendeu sobre como as imagens eram feitas no início, ainda quando as fotos eram em preto e branco, e agora estamos vendo as digitais. Estou achando muito legal, inclusive posso ver isso como algo pro meu futuro. Quem sabe eu não passe a me dedicar e venha ser um fotógrafo profissional?", discorreu o jovem.

O resultado de todo esse trabalho será uma exposição sobre na Feira do Livro de São Luís, em outubro. A analista da Fundação Vale, Andréia Prestes, destacou a importância do apoio às iniciativas com foco na Educação de Jovens e Adultos. "Trabalhamos no sentido de apoiar políticas públicas que promovam o desenvolvimento. Neste caso, ao apoiar o fortalecimento da educação de jovens e adultos, estamos valorizando o professor e colaborando para que as famílias estejam mais fortalecidas, já que o pai ou mãe que volta para a escola será também um incentivo na vida educacional do filho", observa a analista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário