quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Festival de Tambor-de-Crioula de Cururupu

Terá início no próximo dia 26 de setembro, na sede do município de Cururupu, na praça de São Benedito, a partir das 17 horas, com programação gratuita, o III Festival de Tambor-de-Crioula de Cururupu, com a promoção de rodas de Tambor, brincadeiras circenses e atividades de capacitação, incluindo cursos, oficinas e palestras. O evento se estenderá até o dia 3 de outubro.

A programação será aberta com a palestra ”Ações afirmativas do Governo do Maranhão para as comunidades quilombolas rurais”. A iniciativa do evento é da sociedade civil, com realização do Instituto Cururupuense de Desenvolvimento Humano, promoção da Secretaria Estadual da Igualdade Racial, e patrocínio do Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Oi, Cemar e apoio cultural da Oi Futuro.

Alicerçada numa programação diversificada e gratuita, a iniciativa terá a participação de grupos de Tambor-de-Crioula de oito municípios integrantes do território da Cidadania da Baixada e do Litoral Ocidental do Maranhão, que envolvem as cidades de Bacuri, Porto Rico do Maranhão, Cururupu, Cedral, Central, Guimarães, Mirinzal e Serrano do Maranhão.

As atividades de capacitação e as palestras do festival acontecerão em barracas instaladas na Praça São Benedito, no centro da cidade, onde acontecerão as rodas de tambores e as mostras, bem como as oficinas de multiplicadores de Tambor-de-Crioula, do Jovem Produtor Cultural (Juventude em Cena), preservação ambiental, combate a incêndio florestal, primeiros socorros, técnicas circenses (incluindo performances circenses), afro-empreendedorismo, mulheres quilombolas empreendedoras, exibições de filmes e mostras de artesanato local.

Os preparativos para o festival tiveram início no começo deste mês. “A realização da terceira edição do Festival de Tambor-de-Crioula contribuirá para integrar os municípios elencados na proposta, resgatar e enaltecer a identidade cultural dos grupos envolvidos, além de fortalecer as ações de igualdade racial propugnadas pelo governo do Maranhão, seguindo as diretrizes do governador Flávio Dino”, frisa o produtor do evento, o documentarista Marinelton Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário