quinta-feira, 10 de setembro de 2015

GOVERNO DO MARANHÃO INCENTIVA SETOR TURÍSTICO A PARTICIPAR DE PRÊMIO NACIONAL DE SUS​TENTABILIDADE

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo, está incentivando as empresas do setor turístico a participarem da quarta edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que acontece em novembro, com o apoio do Ministério do Turismo. “Serão considerados o impacto ambiental do projeto, os benefícios socioculturais e econômicos, o incentivo ao turismo sustentável, a viabilidade financeira, a abrangência e a replicabilidade”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.

A ação tem por objetivo destacar as principais iniciativas de sustentabilidade ligadas ao setor em cinco categorias: empresas associadas à Braztoa, agências de viagem, meios de hospedagem, parceiros institucionais e parceiros do trade. As inscrições estão abertas no site da Braztoa até 2 de outubro.

“O prêmio é um importante instrumento para identificar e reconhecer ações e práticas sustentáveis já adotadas com sucesso pelo setor, que quando divulgadas podem sensibilizar e incentivar outros empresários a replicá-las”, afirma a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo (MTur), Isabel Barnasque. A iniciativa que obtiver o maior destaque entre as cinco primeiras colocadas receberá também o prêmio Top Sustentabilidade. As inscrições estão abertas no site da Braztoa até 2 de outubro.

A sustentabilidade é uma das premissas do Ministério do Turismo. Desde 2004, a pasta desenvolve programas para valorizar e inserir a sustentabilidade no setor. Entre as ações já realizadas estão o Programa de Regionalização, o Programa Talentos do Brasil Rural, o Viaje Legal, o Viaja Mais Melhor Idade, a Produção associada ao turismo (artesanato e turismo de base comunitária, entre outros) e o Programa Turismo Acessível. Em 2004, o Ministério lançou o Programa Turismo Sustentável e Infância com foco no enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes no turismo brasileiro. Nos últimos dois anos, foram distribuídos mais de 720 mil materiais informativos sobre a campanha e cerca de 110 mil pessoas foram mobilizadas em todo o país.

De acordo com a secretária Delma Andrade, é de grande importância a adesão da cadeia produtiva do setor turístico maranhense nas políticas públicas federais. “Já estamos inseridos em grande parte das iniciativas, buscando cada vez mais sinergia entre as estratégias estaduais com as do Governo Federal. Assim poderemos fortalecer ainda mais o turismo do Maranhão, ferramenta crucial para geração de emprego e renda”, finalizou. 

Inscrições deverão ser feitas pelo site: http://braztoa.com.br/premio/.

(Texto produzido com informações do Mtur e Braztoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário