terça-feira, 15 de setembro de 2015

TAA doou 416 banners antigos para associações especializadas em reciclagem


A Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio do Teatro Arthur Azevedo, fez hoje a doação de 416 banners sem utilidade e que se encontravam armazenados os depósitos do TAA. Todo o material já em desuso foi doado a duas instituições que trabalham com material reciclável na confecção de bolsas, chapéus e objetos de decoração e adereços.

O diretor do Teatro, Américo Azevedo Neto, recebeu as presidentes representantes do Clube de Mães da Vila Verde, Karla Almeida que trabalha com costura e, Izabel Silva do Atelier de Costura da Associação de Artesãos Unidos pela Fibra, ambas da área Itaqui-Bacanga. O momento da doação aconteceu no Foyeur do Teatro Arthur Azevedo. 

O material, 416 banners que foi doado, sendo 208 para cada associação, é resultado de um trabalho de triagem e identificação de tipos documentais, que a equipe da Divisão de Memória do Teatro composta por Magnólia Everton, Anderson Araújo, Adriana Coelho e Angela Batista, que identificou alguns banners que não possuíam valor histórico e funcional, fazendo com que o TAA desse uma direção ao material, destinando à doação a instituições que trabalham com material reciclável. 

Segundo Karla Almeida o projeto "Costurando o Futuro com Cidadania", já beneficiou mais de 100 mulheres, donas de casa, com cursos de capacitação e na confecção de objetos a partir de material reciclável, proporcionando uma ajuda de renda familiar, na geração de emprego e renda. O ateliê funciona na Rua Benjamim Constant, 48, ao lado da Base da ACIB na Vila Ariri. 

Enquanto o Projeto Unidos pela Fibra é desenvolvido em São Luís desde dezembro de 2010, tem por objetivo capacitar grupos de artesãos para desenvolver toda a cadeia produtiva de produtos com fibras de buriti, capacitando artesões do grupo da Comunidade Vila Ariri, no total de 30 pessoas, onde 90% são mulheres, com renda familiar entre 1 e 1½ salário mínimo mensais. 

Ao todo, o ateliê conta com dezenove máquinas, entre industriais e semi-industriais, que serão utilizadas para a confecção de peças e acessórios de fibras, além de fardamento escolar, roupas de banho, entre outros tipos de confecção. A ACIB foi responsável pela captação do recurso através da prefeitura para construção do Ateliê e pela compras de todos os equipamentos e mobiliário da Associação que não possuía formalidade legal, mas possuía vontade, disponibilidade e entusiasmo das mulheres envolvidas., informa Isabel,membro da Associação. 

“Para a direção do Teatro é de grande importância essa ação porque ao mesmo tempo em que damos uma direção a esses banners de espetáculos que não tem mais utilidade e ficam amontoados em uma sala, deixados no teatro por produtores que não vão mais utilizá-los, estamos aproveitando para beneficiar instituições que poderão tirar proveitos com esse material reciclando e confeccionando peças que darão um retorno financeiro a famílias que trabalham com esse tipo de serviço”, declara Américo Azevedo Neto, diretor do TAA.

“É de extrema utilidade e agradecemos à direção do Teatro por essa iniciativa em nos chamar para doar esse material que muito vai contribuir para nossa produção de objetos que serão postos a venda e que proporcionarão uma geração de renda e ocupação a muitas mulheres que trabalham em nossa associação”, afirma Karla Almeida, do Clube de Mães da Vila Verde. “É gratificante receber essa ajuda que é muito bem vinda, do Teatro, e que vai ajudar em muito a nossa associação...” complementa Izabel Silva , do projeto Unidos pela Fibra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário