segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Beleza afro é tema de curso do Sebrae



Com foco em novas tendências de mercado e em gestão de salões de beleza, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) organizou o curso “Gestão de salão e técnicas para cabelos afro”, no Teatro da Cidade para empresários e empresárias do segmento da beleza feminina da região metropolitana de São Luís.

O curso acontece dentro do âmbito do Projeto de Serviços de Beleza de São Luís e segue a orientação estratégica de dar suporte ao empreendedorismo afro no Maranhão, um dos estados com maior número de afrodescendentes entre sua população.

“Optamos por oferecer capacitação em beleza afro porque nossas pesquisas de mercado mostraram que há uma tendência em cabelos cacheados e que tornou os cabelos afros mais procurados”, explicou a gestora do projeto do Sebrae no Maranhão, Regina Vieira.

A instrutora do curso, Josiele Reis, afirmou que a dinâmica de ensino envolvia a linguagem mais acessível aos empresários e microempreendedores individuais que atuam no mercado da beleza em São Luís.

“Usamos uma linguagem de salão de beleza, o que deixa o conteúdo mais acessível, para que o empreendedor que atua neste segmento de mercado busque cada vez mais se profissionalizar”, explicou Josiele, que veio de Minas Gerais para dar o curso.   

Ao todo, 55 empresários e microempreendedores individuais participaram da ação, que aliou teoria da gestão de salões de beleza com a capacitação técnica para beleza afro. Um bom exemplo dos que participaram do curso é a empresária Maiara Lima, que tem um salão de beleza há um ano bairro da Aurora, mas antes foi funcionária de outros salões.

“Uma das coisas que me chamou a atenção para vir a este curso foi o fato de ter um tema que está dentro das mudanças que temos percebidos no Salão. As clientes estão deixando o cabelo liso e buscando mais o permanente afro”, explicou.

O curso foi dividido em duas partes: uma específica para gestão de salões de beleza, inclusive com planejamento de tendências e a segunda focada na técnica de beleza afro. A iniciativa é resultado da parceria entre o Sebrae no Maranhão e a empresa de cosméticos MinasFlor, que tem uma representação de produtos profissionais de beleza em São Luís.  


O próximo curso previsto dentro do Projeto de Serviços de Beleza de São Luís está focado na Beleza Masculina, que é uma outra tendência de mercado percebida pelo Sebrae em São Luís. O curso acontecerá na última semana de outubro, na região Itaqui Bacanga. Maiores informações na Unidade Regional do Sebrae em São Luís, pelo telefone (98) 3133-5915. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário