sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Complexo da Fábrica Santa Amélia é inaugurado


A restauração do conjunto de prédios históricos foi uma parceria entre a UFMA e o IPHAN

Inaugurado nesta quarta-feira, 07, o complexo da antiga Fábrica Santa Amélia, localizado na Rua Cândido Ribeiro, Centro. O conjunto de prédios foi restaurado por meio de parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para abrigar os cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA, constituindo um importante centro de pesquisa nessas duas áreas.

Construída no século XIX, a Fábrica Santa Amélia deixou a sua marca histórica no desenvolvimento econômico da cidade de São Luís. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1º de julho de 1987. Na sua restauração foram mantidas as características históricas originais dos prédios, como as telhas francesas, azulejos portugueses, estruturas metálicas inglesas e escada helicoidal escocesa.

O conjunto é formado por seis prédios, sendo um central para abrigar as unidades acadêmicas, uma biblioteca, um hotel escola, um auditório com capacidade para 360 lugares, equipado com cabine de tradução simultânea; uma Empresa Junior de Turismo e vários laboratórios.

A inauguração contou com a presença do reitor Natalino Salgado, do governador Flavio Dino, do vice Carlos Brandão, do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, do diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, da Superintendente do IPHAN, Kátia Bogéa, e do secretário municipal de governo, Lula Filho.

O governador afirmou que a celebração de uma obra física de grande valor histórico como esta é um ganho para a sociedade. “Testemunhar esse grande salto qualitativo é de grande importância para mim. É mais um passo que damos para a qualificação do centro histórico de São Luís, pois é sobre a educação, a cultura e a memória e coisas do espírito que se consolida as grandes civilizações”.

Para o reitor da UFMA, Natalino Salgado, este é um feito que vai contribuir para a educação e o turismo, além da preservação da história e da cultura do estado. “Este espaço de formação para dois dos cursos da nossa universidade também é um patrimônio que não só cumpri o objetivo de formação, como de revitalização e resgate da nossa cultura e história e, conseqüentemente, serve para impulsionar o turismo da nossa cidade”, destacou.

A superintendente do IPHAN Maranhão, Kátia Bogéa, disse que durante toda a sua careira pautou o seu trabalho nos ensinamentos que recebeu do presidente do IPHAN, Aloísio Magalhães. “Não tem sentido a memória apenas para guardar o passado. A tarefa da preservação do patrimônio cultural brasileiro, ao invés de ser uma tarefa de cuidar do passado, é essencialmente uma tarefa de refletir o futuro”.

O anexo onde funcionará o Hotel Escola será entregue até março de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário