segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Conselho Estadual de Cultura elegeu mesa diretora da sociedade civil

O Conselho Estadual de Cultura do Maranhão elegeu, no sábado (17), a sua nova mesa diretora. Obedecendo ao regimento interno, a presidência seria obrigatoriamente de um conselheiro da sociedade civil, porém, ao final da votação, aberta e nominal, foi composta uma mesa diretora inteira – presidente, vice-presidente e secretário – da sociedade civil. 

Membro do conselho, o secretário de Estado da Cultura, Felipe Camarão, acompanhou a votação. “Na gestão passada, o presidente e o vice-presidente do Consecma era obrigatoriamente representantes do poder público. Reconhecemos a importância da sociedade civil e alteramos o regimento interno neste sentido”, explicou. 

Após uma votação aberta e nominal, o conselheiro Wybson José Pereira Carvalho, poeta, autor de vários livros e membro da Academia Caxiense de Letras, foi eleito presidente do conselho. A vice-presidência ficou com o conselheiro Osório Mendes Neto e o secretário, Neto de Azile. 

“Encaro essa nova tarefa com muita responsabilidade. Apesar de termos sido eleitos por regiões, vamos ajudar a construir uma política pública cultural para todo o estado, quiçá para todo o país”, pontuou o presidente do conselho Wybson José. 

A secretária adjunta de Economia Criativa da Secma, Vanessa Leite, frisou a atuação do conselho na identificação dos perfis culturais de cada região do estado. “O levantamento é necessário para a realização do planejamento e viabilização das ações”, destacou. 

O Conselho Estadual de cultura foi eleito no primeiro semestre deste ano e empossado no último dia 9 de setembro. É composto por 40 conselheiros titulares, sendo 20 da sociedade civil e 20 do poder público. Outros 40 suplentes, nessa mesma proporção, também foram eleitos.

Sede
O Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, na reunião de sábado, recebeu a sua primeira sede. A instância deliberativa funcionará em uma sala localizada no prédio da Secretaria de Estado de Cultura, na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário