sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Destinos turísticos do Maranhão são visitados por jornalistas de Minas Gerais

Jornalistas conhecem a história de São José de Ribamar

Jornalistas mineiros em São José de Ribamar

Jornalistas participam de oficina de artesanato em São José de Ribamar

Jornalistas sendo recebidos em São José de Ribamar
Até o próximo domingo (11), um grupo formado por oito jornalistas de diversos veículos de imprensa de Minas Gerais estará no Maranhão para conhecer São Luís e os municípios vizinhos São José de Ribamar e Raposa. “Esta é uma oportunidade de fortalecer a divulgação dos segmentos de Cultura e Sol & Praia em um importante mercado emissor de turistas. Atualmente Belo Horizonte dispõe de quatro voos diretos para o Maranhão, sendo três para São Luís e um para Imperatriz”, explicou a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade.
Serão realizadas reportagens sobre as belezas naturais, aspectos gerais da cultura, gastronomia e artesanato. A ação faz parte do conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), para intensificar a exposição do Maranhão nas mídias regional e nacional. “Este constante reforço para a inserção dos nossos destinos na imprensa tem o objetivo de criar no brasileiro o desejo de visitar o Maranhão nas suas próximas férias”, detalhou.
Esta viagem de familiarização é fruto da parceria entre secretarias de Turismo do Maranhão e de São Luís, além da Taguatur Turismo. “A união de esforços entre os setores público e privado em prol de um único objetivo garante a realização de ações para incrementar o fluxo turístico dos destinos”.
A secretária de Turismo de São Luís, Socorro Araújo, também ressaltou que a promoção do destino é realizada por meio de parcerias como a da Secretaria de Estado do Turismo, ao receber jornalistas de outros Estados. A Setur do Município, por meio do projeto Conheça São Luís, disponibiliza guias que encantam e contam histórias sobre a cidade. “Vale lembrar que a informação é um dos componentes principais dos produtos turísticos. Impacta no processo de decisão do destino; na programação in loco da cidade visitada e na impressão do visitante sobre o lugar”, detalhou Socorro.
O Maranhão está conquistando novas fronteiras de mercado, permitindo que o Estado entre no imaginário de turistas que, cada vez mais, procuram destinos do Brasil para viajar. É crescente o desejo dos brasileiros viajarem pelo país. De acordo com estudo do Ministério do Turismo, a maior parte dos viajantes do Brasil pretende tirar férias pelo país. O índice atingiu 73,3%, o maior registrado para o mês de julho nos últimos cinco anos.
Delma Andrade explica, ainda, que ações junto à imprensa fortalecem o segmento de lazer, diante de um cenário desvantajoso para o turismo de Negócios & Eventos. “Com a crise, os números de eventos corporativos caem, então precisamos combater este período de sazonalidade atraindo turistas que viajam de férias”, complementou.
Maranhão para milhares de viajantes
O Maranhão terá a oportunidade de ser visto por mais de um milhão de pessoas no mês de outubro, durante a ação promocional no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais. A iniciativa é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Turismo. “Uma mega vidraça localizada no caminho para a sala de embarque colocará na vitrine a diversidade cultural e gastronômica de São Luís e praias da Raposa, as dunas dos Lençóis Maranhenses, e as cachoeiras da Chapada das Mesas”, detalhou a secretária de Turismo do Estado, Delma Andrade.
Só no ano passado, Confins recebeu mais de 12 milhões de passageiros e a previsão para 2015 é que 13 milhões de pessoas passem pelas salas de embarque e desembarque do aeroporto. A iniciativa faz parte do plano de ações anunciadas pela Secretaria de Turismo do Maranhão, em parceria com a GOL Linhas Aéreas. Ainda fazem parte das ações de promoção para os próximos meses as matérias especiais para a revista de bordo da GOL de novembro, destacando a Chapada das Mesas, displays da GOL nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM), e a capacitação de operadores de turismo e agentes de viagens, já na próxima semana em São Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário