sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Secretaria Municipal de Turismo realiza mais uma edição do Café com o Trade



Na atividade de incentivo, desenvolvimento e consolidação do Turismo, nada é realizado de maneira isolada. A participação do trade turístico, por meio de uma rede, é essencial para que o setor se torne viável economicamente e socialmente. A Secretaria Municipal de Turismo com fins de envolver ainda mais operadores, agentes de viagem e profissionais do jornalismo no setor realizou o Café com o Trade. O objetivo é retornar sobre os resultados das ações da Setur, apoiada pela Prefeitura de São Luís, em promover, qualificar e estruturar o Turismo e debater oportunidades de negócios com o empresariado turístico.

Entre as próximas atividades da Setur e que a secretária Socorro Araújo destacou foi a realização da Rodada de Negócios em Fortaleza e o Workshop sobre São Luís, na Argentina. Ela ressaltou a importância do empresariado maranhense está presente para estreitar ainda mais os negócios e incentivar a vinda para o destino São Luís. “Divulgamos amplamente a história, a cultura, o patrimônio arquitetônico, mas a presença do empresariado é determinante para precificar os produtos e pacotes turísticos”, enfatizou Socorro. A comitiva da Setur já visitou a França, Peru, Colômbia, a capital Belém, e vários municípios do interior.

Em 2014, o turismo movimentou só no Brasil R$ 492 bilhões, contribuindo com 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Foi o setor que obteve investimentos recorde de R$ 59,6 bilhões, de acordo com o último relatório divulgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Para se ter uma ideia, o turismo movimenta aproximadamente 52 segmentos da economia.

Outros resultados positivos também estiveram presentes no Café com o Trade como a reinauguração da Central de Informação Turística. Vale lembrar que a informação é um dos componentes principais dos produtos turísticos. Impacta no processo de decisão do destino; na programação in loco da cidade visitada e na impressão do visitante sobre o lugar. A requalificação da Central de Informações Turísticas da Setur, instalada em local estratégico, o centro histórico de São Luís, foi organizada para receber bem o turista. Na reestruturação do CIT foram observados pontos relevantes para alcançar as premissas da hospitalidade no destino turístico; a infraestrutura adequada como local amplo, acessibilidade a portadores de deficiência,  material disponibilizado ao turista que dever ser interessante e objetivo como mapas de bolsos, folders contendo informações sobre restaurantes, centros artesanais, cultura e história do lugar e recursos humanos qualificados. Localizada no centro histórico de São Luís, a Central de Informação da Setur vai ofertar serviços prestados por profissionais qualificados que buscam, organizam, interpretam e difundem informações.

A visitação a Feiras como a Fecoimp e a ABAV, maior feira do setor da Amárica Latina, também foram comentados. Para se ter uma ideia, foram cerca de 3,5 mil  marcas expositoras de 60 países. “Ações como essa são importantes para estabelecermos e aproximar contatos. Tudo começa com a promoção do destino. São resultados que esperamos ter em retorno nas férias de janeiro, carnaval, São João”, finalizou Socorro.

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