sábado, 28 de novembro de 2015

Coelho Neto e Itapecuru recebem oficina Trilhas e Tons

Inscrições estão abertas. Formação ministrada por Nosly e coordenada por Wilson Zara integra programação da III Semana da Cultura de Itapecuru-Mirim

As próximas oficinas Trilhas e Tons acontecem em Coelho Neto e Itapecuru-Mirim. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas com os produtores locais, respectivamente Adelino Carvalho, pelo telefone (98) 981295522 e/ou e-mail maestroadelino@hotmail.com, e Jucey Santana, (98) 999943777 e/ou e-mail jucey@bol.com.br. Em Coelho Neto a oficina acontecerá na Escola Maria Regueira dos Santos (Av. Mal. Cordeiro de Farias, Centro); em Itapecuru, na Escola de Música José Bandeira, do Centro Espírita Amor e Caridade (Rua Coelho Neto, s/nº., Centro). As vagas são limitadas a 30 alunos por turma. As inscrições e o material didático são gratuitos.

Trilhas e Tons – Oficinas de teoria musical aplicada à música popular é um projeto de formação e circulação, ministrado pelo músico Nosly e coordenado pelo músico Wilson Zara, patrocinado pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Em sua segunda etapa está percorrendo 12 municípios maranhenses; na primeira, realizada em 2013, percorreu 10.

A formação é dividida em cinco módulos (aulas) ministrados em uma semana, perfazendo um total de 20 horas aula – a oficina é ministrada de segunda a sexta, das 14h às 18h. Os módulos abrangem introdução à teoria musical, estudo das claves e reconhecimento das notas no pentagrama (pauta musical), identificação da escala natural (modelo) e abordagem de tom e semitom, acidentes musicais, intervalos (abordagem teórica, tabela de intervalos – abordagem prática), armaduras de clave, cifragem, formação de acordes e campo harmônico (tríades e tétrades) e introdução à harmonia funcional.

Semana da Cultura – Em Itapecuru, a oficina Trilhas e Tons integra a programação da III Semana da Cultura de Itapecuru-Mirim, que acontece entre os dias 7 a 11 de dezembro, com vasta programação (conheça a programação completa no blogue da Jucey Santana), em diversos pontos da cidade. O evento é uma realização da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (Aicla) em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim.

“Para nós é uma honra integrar uma programação cultural tão importante para a cidade, além de podermos dialogar com a cultura local, o que é também um dos objetivos da oficina, que está circulando por municípios de diversas regiões do Maranhão”, destacou o músico Wilson Zara.

Encerrando a programação da Semana e a oficina Trilhas e Tons, Nosly e Wilson Zara apresentam-se dia 11 (sexta-feira), às 19h, na Praça Gomes de Sousa (Centro), com a participação de bandas locais. O espetáculo é gratuito.

“A oficina em Itapecuru é muito especial, pois é a terra do meu inesquecível parceiro Nonato Buzar, um dos ícones da música popular brasileira. Certamente a oportunidade de compartilhar conhecimento e fomentar o encontro com os músicos e a comunidade local será mais que prazeroso para mim”, finalizou Nosly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário