quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Governo do Estado e IFMA firmam parceria para oferecer cursos de qualificação para artesãos


Ainda como parte da série de ações que buscam o incremento e a valorização dos artesãos maranhenses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, iniciou esta semana, as negociações  com o Instituto Federal do Maranhão(IFMA) para o oferecimento de cursos de qualificação para os artesãos, já a partir de março do próximo ano.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) irão capacitar, aperfeiçoar e atualizar os artesãos maranhenses sobre noções empresariais, marketing, aperfeiçoamento de técnicas e muitos outros, nas modalidades presencial e a distância.

Segundo a secretária estadual de Turismo, Delma Andrade, a iniciativa de buscar meios para que os artesãos se qualifiquem cada vez mais, parte dos princípios do Programa Mais Artesanato, que será lançado pelo Governador Flávio Dino na abertura do I Seminário Estadual do Artesanato do Maranhão, a ser realizado de 9 a 11 de dezembro, em São Luis. “O programa visa o incentivo a capacitação e o desenvolvimento das diferentes competências dos artesãos, sempre focando na melhoria do que é produzido Maranhão. O Mais Artesanato dará a oportunidade de elevar o nível cultural, profissional, social e econômico dos mais de 10 mil artesãos maranhenses”.

Ainda de acordo com a gestora, contar com o apoio do IFMA legitimiza a proposta de buscar um futuro de valorização dos nossos artesãos. “Capacitar, orientar e estimular o desenvolvimento do artesão é um passo fundamental para aprimorar o trabalho dos artistas que fazem o artesanato em nosso estado. Com essa iniciativa, o próprio artesão deixará de encarar o artesanato como um complemento de renda para encarar a atividade como fonte principal, e consequentemente, torná-la um fator de desenvolvimento da economia local”, completou a Secretária.

O Diretor-geral do Campus IFMA do Centro Histórico de São Luís, Prof. Carlos Alexandre Araújo, afirma que a oferta dos cursos para artesãos implementarão a pratica no estado. “Os cursos tem por objetivo capacitar e desenvolver as diferentes competências do artesão para a melhoria do que é produzido. Em diferentes escalas de 80 a 200 horas de aula, cada módulo visa o aperfeiçoamento do produto final, mas sem deixar de considerar o conhecimento e saberes que os artesãos adquirem ao longo da vida”.

Os cursos serão oferecidos, inicialmente, no campus do centro Histórico de São Luis, devendo se estender para os de São José de Ribamar, Barreirinhas e Carolina no decorrer do próximo ano. A oferta dos cursos aguarda apenas definições técnicas de ementa para ser iniciada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário