segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Relatores do Projeto de lei que regulamentou da profissão de artesão incentivam realização de seminário do artesanato do Maranhão

Ainda em cumprimento de agenda de trabalho em Brasília, a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, se reuniu com os deputados federais Daniel Almeida, Maria do Rosário e Luciana Santos, ambos relatores do Projeto de Lei que regulamenta a profissão de artesão no Brasil. Na pauta das reuniões, a realização do  I Seminário Estadual do Artesanato do Maranhão, que acontece de 9 a 11 de dezembro, no Ceprama, em São Luis.

Para a secretária Delma, que apresentou para os deputados a proposta do seminário, incluir quem participou do processo que deu a chance para mais de 10 milhões de artesãos brasileiros serem considerados trabalhadores profissionais, é um reconhecimento merecido pelo trabalho. “Estabelecer um contato mais próximo com os deputados que batalharam pela regulamentação da profissão é uma forma de incluí-los em nosso seminário. Levamos nossa proposta e recebemos muitas ideias para enriquecer ainda mais a ação do Governo do Maranhão”.

“Durante as reuniões com os relatores, tivemos a oportunidade de partilhar com os parlamentares o objetivo principal de nosso seminário, que é a definição das diretrizes para uma política da produção artesanal associada ao turismo no Maranhão, e convidá-los para participar de uma grande mesa de diálogo com os artesãos maranhenses, diretamente beneficiados com a aprovação da lei e o seminário”.

A deputada federal de Pernambuco, Luciana Santos, afirmou que a lei representa uma grande vitória para os artesãos e artesãs de todo Brasil e parabenizou o estado pela iniciativa de promover o seminário. “Esse é um passo decisivo e muito esperado pelos artesãos e artesãs do nosso país. Um reconhecimento a um trabalho estratégico que movimenta a cadeia produtiva e a economia nacional, além de fortalecer e perpetuar a nossa cultura. O Governo Flávio Dino está de parabéns pela iniciativa do seminário, voltado para a nova política da produção artesanal”, afirma. 

Durante reunião com o parlamentar baiano, Daniel Almeida, o profissional que se dedica a esta atividade precisa da garantia dos seus direitos. “O artesanato é uma das mais importantes manifestações culturais de um povo, sem ele é difícil preservar as tradições e a identidade de cada local. Com a sanção da Lei nº 13.180/2015, o artesão fica protegido pelo nosso ordenamento jurídico”. 

Para Maria do Rosário, deputado federal pelo Rio Grande do Sul, o texto que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o Poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos, promove um verdadeiro resgate do profissional. “Esse é um momento de reconhecimento esperado há anos pelos profissionais. É muito saber que o turismo do Maranhão tem buscado a valorização dos profissionais que representam as belezas e ícones culturais do Estado com tanto primor”, finalizou a deputada.

A lei

A legislação define que o artesanato deve valorizar a identidade e a cultura nacionais, especifica a destinação de uma linha de crédito especial e determina, ainda, a integração dessa atividade profissional com outros setores e programas de desenvolvimento econômico e social.

A lei também permite o apoio comercial e a identificação de novos mercados internos e fora do País. Para isso, indica a criação de certificados de qualidade, que permitam agregar valor aos produtos e técnicas artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário