segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Boi de Axixá e gastronomia maranhense encerram evento no Congresso Nacional e encantam turistas



Uma apresentação de gala do autêntico bumba-meu-boi maranhense encantou centenas de turistas, jornalistas e parlamentares presentes ao Congresso Nacional na última semana. As cores e sons do Boi de Axixá tomaram o amplo saguão do Salão Negro, como é apelidado o Salão Nobre do Congresso Nacional, na área que comunica os prédios da Câmara e do Senado.

A apresentação foi realizada no encerramento do 2º Fórum Parlamentar de Pesca e Aquicultura de Caribe e América Latina, que contou com participação de parlamentares de quinze países. O som contagiante que ecoa pelo Maranhão transbordou o evento e chamou a atenção do público presente, alegrando turistas, políticos e jornalistas que passavam pelos corredores da Câmara dos Deputados.

Uma turista do Paraná, que estava em Brasília para participar da 15ª Conferência Nacional de Saúde, encantava-se com as fantasias do boi e pediu foto ao lado dos integrantes. “É de qual estado?”, perguntou Rosa Mendes às dançarinas. “Ah, não conhecia o boi do Maranhão”, comentou ao ser respondida.

“É uma alegria muito grande poder mostrar a pessoas de tantos lugares do Brasil um pouquinho da riquíssima cultura maranhense”, afirmou a secretária de Turismo Delma Andrade. “A arte tem o poder de condensar em sons e expressões muito da diversidade de uma região e o Boi de Axixá é uma amostra plena do que é ser maranhense”.

Leila Naiva, do Boi de Axixá, elogiou as ações de promoção do Maranhão que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Sou filha do fundador e assumi essa luta de manter vivo o bumba-meu-boi. Todo apoio governamental é fundamental para atrair cada vez mais turistas para o Maranhão”, afirmou em discurso ao final do evento.

Ao final da apresentação, a Secretaria de Turismo do Maranhão realizou uma mostra Gastronômica para os participantes do fórum, que puderam conhecer a exuberância de sabores que compõem a gastronomia maranhense.

“A mostra acontece com o objetivo de mostrar todo o poderio gastronômico que o estado tem. Apresentamos a gastronomia como ferramenta que garante que os turistas vejam o Maranhão como um destino completo e que oferece opções que atendem a todos os gostos e paladares”, explicou Delma Andrade. 

Terra das águas
Paralelamente aos eventos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com apoio do Sebrae/MA, também inaugurou no dia 2, a exposição “Maranhão – Terra das águas”, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, que   encantou parlamentares de todo o continente e as centenas de pessoas que passam pelo corredor diariamente.

A exposição, que fica aberta até o dia 18 de dezembro, das 9 às 17h, com entrada gratuita, levou para a capital do país um mostra das incontáveis belezas naturais e da exuberância de rios e marés que cortam o Maranhão, considerando aspectos como a prática da pesca, gastronomia, artesanato e o “ser maranhense” em geral. 

Com foco geográfico nas regiões das Águas do norte, que corresponde ao Litoral e Lençóis; Águas da baixada e Águas do sul, correspondendo à Chapada das Mesas, exposição conta com fotografias de Christian Knepper, Edgar Rocha, Geraldo Kosinski e Meireles Júnior, conhecidos por retratar com olhar diferenciado a simplicidade da beleza maranhense.´

Para a Secretária de Estado do Turismo, Delma Andrade, a oportunidade serve como uma homenagem aos maranhenses. “As fotos retratam a importância dos personagens que contribuem para construção da identidade do estado, sendo pelo artesanato característico ou pela gastronomia tão elogiada pelos visitantes”.

“A exposição levou para a câmara 100m de plotagem de fotos que retratam o viver maranhense, a vida dura e gratificante de quem sobrevive da pesca, as delícias gastronômicas que são encontradas apenas aqui, o artesanato típico da região, as embarcações e toda a rotina de quem tira o sustento dos rios e mares de nosso estado”, completa a Secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário