quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Festividades do ‘Réveillon de Todos’ movimentam economia do turismo em São Luís


Hotéis, agências de viagens, receptivos e outros negócios que compõe o chamado trade turístico do estado estão comemorando os resultados positivos alcançados na passagem de ano. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Maranhão (ABIH-MA), a ocupação hoteleira em São Luís alcançou a média de 90% no período do Réveillon. 

“Foi uma surpresa. Esperávamos uma taxa de ocupação de no máximo 50%, mas muitos turistas vieram para São Luís, o que foi muito positivo. Isso já nos dá condições de fazer boas expectativas para o Carnaval”, informou o presidente da ABIH, João Antônio Barros Filho. 

De acordo com João Antônio Barros Filho, além da alta do dólar, que favoreceu o turismo interno em todo país, a divulgação em congressos e feiras e investimentos públicos em segurança, são fatores que colaboraram para a procura pela capital. “São Luís está retomando sua vocação turística, os visitantes começam a perceber que a cidade está mais segura, que há policiamento. Outro fator determinante foram os novos vôos para a cidade”, acrescentou o presidente. 

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Delma Andrade, entre as ações desenvolvidas pelo governo Flávio Dino que geraram impacto positivo para o turismo estão a participação em feiras como a Mostra Viajar, na WTM e Expo ABAV; a realização de campanhas e ações de marketing e parcerias que geraram a divulgação do estado em veículos e pontos de comunicação de grande alcance.  

“Durante todo o ano foram o governo Flávio Dino realizou ações em parceria com outras secretarias e prefeituras; tivemos o Projeto ‘Mais Cultura e Turismo’ que levou a música maranhense para importantes pólos como São Luís e Barreirinhas e incentivou a população e nossos turistas a conhecerem nossa cultura e a reocuparem os espaços públicos. Tivemos ainda a qualificação de mão de obra e tudo isso contribuiu para aquecer a economia local”, explicou a secretária. 

Sobre os sete novos vôos disponibilizados para o Maranhão, a secretária destacou o momento propício para efetivação deles. “Reduzindo o ICMS do combustível das aeronaves, garantimos o crescimento no número de voos para o Estado, isso em um momento onde algumas companhias cancelaram linhas para outros lugares. Isso levou, também, à movimentação do aeroporto regional de Carolina, que há 39 anos não recebia voos comerciais”, completou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário