sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Pousada Vila do Mar: A primeira sustentável do Maranhão




 Trabalhando hoje para um futuro sustentável

Sustentabilidade, essa é uma palavra que é praticada ao pé da letra, desde a criação da Pousada Vila do Mar, na orla marítima de São Luís (Praia do Araçagy). O respeito à natureza e à comunidade estão sempre em primeiro lugar, apoiado enfaticamente pelos proprietários e colaboradores e numa parceria vitoriosa com O SEBRAE local resultou na conquista do selo de primeira Pousada sustentável do Maranhão e uma das primeiras do Nordeste brasileiro.

Entre as ações sustentáveis realizadas pela Pousada estão o aproveitamento da água, compostagem do lixo, aproveitamento dos valores da comunidade, utilização de materiais biodegradáveis e o investimento no aperfeiçoamento dos seus empregados, entre outras, o que resulta num meio de hospedagem diferenciado, pois soube unir o conforto e o bem-estar exigidos de uma pousada, à sustentabilidade ambiental.

Dentre os requisitos exigidos pelas normas de qualificação e aplicados pela consultoria SEBRAE, a Pousada Vila do Mar consegui implementar 84%. Em termos simples, a sustentabilidade é mais que um discurso, é pratica de vida para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro, que já é agora.

A Pousada Vila do Mar foi atendida durante 52 dias, e todos da mesma participaram ativamente das adequações e seguiu critérios nas atividades abaixo.

Separação seletiva do lixo - A pousada recicla ou reutiliza mais de 90% dos resíduos gerados. A maior parte dos resíduos orgânicos tem como destino a compostagem, os vidros são utilizados na decoração, os plásticos, metais e papéis entregues para reciclagem industrial.

Compostagem – Com 4 tanques de compostagem, a pousada aproveita sobras de cascas de frutas, borras de café, casca de ovos e restos de jardim para a produção de adubo orgânico. As crianças e adultos interessados podem acompanhar esse trabalho que acontece diariamente às 10h da manhã.

Uso racional da água - Dispositivos arejadores colocados na saída de água de chuveiros e torneiras diminuem a vazão de água; a troca de roupas de cama e banho a cada três dias diminuem a quantidade de água desperdiçada e também sua contaminação por produtos químicos da lavanderia.

Controle da qualidade da água - Exames microbiológicos e físico-químicos são feitos periodicamente para garantir a qualidade da água usada na pousada.

Uso racional da energia - Toda a iluminação é feita por lâmpadas econômicas e a maior parte dos aparelhos de refrigeração e ar condicionado da pousada possuem selo de eficiência energética A.

Uso de plásticos biodegradáveis - Os sacos plásticos utilizados nas lixeiras são biodegradáveis ou reciclados, diminuindo o impacto da sua decomposição, que chega a 100 anos.

Ar puro - Comprometida com a qualidade do ar, o uso de cigarros é restrita à área externa da pousada, a qual está preenchida por árvores e arbustos que melhoram a qualidade do ar e criam um microclima saudável e acolhedor.

Controle de pragas - Visando proteção contra pernilongos, a pousada está investindo em telas de proteção para as janelas dos quartos, os ralos dos banheiros são do tipo abre-e-fecha para evitar a entrada de insetos rasteiros e a dedetização é periódica.

Consumo de produtos regionais - A preferência por frutas, polpas, artesanatos e outros produtos regionais diminuem o impacto causado pelos gases causadores do aquecimento global com transportes de longa distância.

Diminuição de produtos descartáveis - Taças de vidro substituem copos plásticos descartáveis e a diluição de produtos concentrados de limpeza diminuem o uso de embalagens descartáveis.

Horta orgânica - Em páletes garimpados da feira pendem hortaliças que são consumidas no café da manhã.

Jardinagem - A pousada conta com árvores, arbustos floridos, um extenso gramado e floreiras, um atrativo para borboletas, pássaros e iguanas que escolheram esse aprazível lugar para fazer de sua morada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário