sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Queima de Palhinha encerra programação natalina nesta sexta-feira

O Governo do Estado do Maranhão, por iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), encerrará a programação natalina nesta sexta-feira (8), com a “Queimação de Palhinha”. Este ritual, que consiste em uma solenidade tradicional de duplo sentido (religioso e festivo) , finaliza o ciclo de rituais natalinos, iniciado com a montagem do presépio, uma homenagem ao Menino Jesus. 

Antes do ritual de “Queimação de Palhinhas” será realizado um cortejo que sairá da Igreja da Sé às 17h e seguirá até o Palácio dos Leões onde possui um presépio. O cortejo será conduzido por três grupos de reis, que apresentarão oferendas ao menino Jesus segundo a tradição. As caixeiras estarão cantando ladainhas em latim e um hino próprio para a "queimação", enquanto isso os fiéis estarão fazendo pedidos para o ano que está começando.

No dia 06 de janeiro, é tradicionalmente comemorado o Dia de Santos Reis. Muitos países católicos lembram o momento da visita dos três Reis Magos a Manjedoura do Menino Jesus, quando levam presentes (ouro, incenso e mirra) ao filho de Deus nascido, personagens da cena dos presépios natalinos, uma tradição no Maranhão que foi trazida de Portugal pelos colonizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário