quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Secretária de Turismo do Maranhão concede entrevista ao Jornal Cazumbá

Em entrevista ao Jornal Cazumbá, a secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, fala sobre o setor turístico em 2015 e expectativas para o próximo ano

Ano de 2015

Nós marcamos um novo momento de atuação da Secretaria, focando nas prioridades definidas pelo Governo do Estado desde o início. Em especial, três polos turísticos prioritários: São Luís, Lençóis Maranhenses e Delta das Américas e Chapada das Mesas. 

Estratégias para atrair turistas

Tivemos alguns eventos de grande impacto, que foi a Mostra Viajar, WTM e Expo ABAV, onde o Maranhão teve um destaque grande. Fechamos o ano com a exposição Maranhão: Terra das Águas, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Cultura 

Temos um enorme interesse em trabalhar outras matrizes do turismo e da cultura. Fazer com que o Estado seja lembrado não somente pelo Bumba Meu Boi e pelos Lençóis Maranhenses. Levamos para os grandes eventos o Festival do Jazz e o reggae. A ideia é trabalhar com o que é moderno e o tradicional. Então, a pergunta que se faz: Só podemos divulgar e promover o que é tradicional, o que é folclórico ou podemos divulgar todas as expressões culturais, que tem valor no Estado, como o reggae? Onde no Brasil se ouve tanto reggae? E por que não fazer a divulgação do reggae brasileiro, que se encontra no Maranhão? 

Alinhamento com os municípios 

Grande parte das ações de promoção que realizamos foi com a parceria dos municípios. Diante dos poucos recursos, não teríamos como viabilizar todas as iniciativas definidas. Por exemplo, a promoção na a Revista Caras: não tivemos custo, e a parceria com Barreirinhas e São Luís nos permitiu êxito. 

Mídias espontâneas

Houve a articulação do Estado para que isso viesse a acontecer. A última foi com a Rede Globo, que fez uma reportagem na Chapada das Mesas. A emissora entrou em contato com diversos estados, fizemos a defesa do Maranhão e garantimos a gravação do especial. A matéria será exibida em janeiro, no programa da Ana Maria Braga. 

Crise

Tem seu aspecto positivo. Mas é necessário planejar para não perder tempo e nem recurso. Importante, também, estabelecer as prioridades. O ano de 2016 não será um fácil, mas trabalharemos com ações planejadas, priorizando as indispensáveis para garantir impacto imediato no desenvolvimento do turismo. 

Secretarias adjuntas

Trabalhamos hoje com duas secretarias adjuntas, uma trata a questão da estruturação, qualificação do produto e capacitação profissional; a outra trata do marketing e a promoção turística do Estado. Executamos ações em parceria com a Cultura. 

Projeção para 2016
Em 2016, continuaremos trabalhando de acordo com o próprio trade. Eles têm destacado que estamos tendo um aumento da taxa de ocupação hoteleira. Esse é um indicador muito significativo e que demonstra que os caminhos que nós traçamos foram corretos. 

Voos

Os incentivos do Governo do Estado para as companhias aéreas garantiram novos voos e também a movimentação dos aeroportos regionais. Para o ano de 2016 faremos uma atuação mais sistemática junto à secretaria da Infraestrutura e da Indústria e Comércio para que outros aeroportos regionais possam entrar em operação.

Diálogo com o trade

Todas as entidades que solicitam o apoio da secretaria foram atendidas. Claro que esse suporte é adequado às ações estabelecidas na pasta do turismo. 

Conquistas/ Perspectivas
Creio que a principal conquista para o turismo foi a implantação de mais aeroportos regionais nos levando a ter um incremento no fluxo de passageiros. Tem também a questão das estradas. O programa Mais Asfalto trará benefícios para o turismo. Ainda, a balneabilidade das praias para o segmento sol e praia. Acredito que essas ações serão efetivadas no período de três anos. 

Desafios

A modernização do equipamento hoteleiro e qualificação de todos os setores da atividade turística no Maranhão. Esses são grandes desafios. Quando olhamos a questão do investimento privado, vemos que ele está muito aquém dos outros estados do Nordeste. Precisa atrair investidores para o setor turístico. 

Orçamento 

O Maranhão tem o menor orçamento da região do Nordeste para o turismo. Eram R$ 5 milhões e o atual governo incrementou com mais R$ 1 milhão. O que Flavio Dino vem tentado fazer é que em outras secretarias contemplem ações do turismo. Por exemplo, o programa Mais Asfalto, que ligará Barreirinhas a Paulino Neves, Sangue a Santo Amaro; a reurbanização da praia de Araçagy que está sendo realizada pela Secretaria de Infraestrutura a partir da demanda do setor turístico; além da reurbanização de Raposa. E assim nós estamos conseguindo desenvolver ações estruturantes. 

Programa Mais Artesanato 



Depois de trabalharmos o Projeto Mais Cultura e Turismo, que passou para a direção da Secretaria de Cultura, investimos no Programa Mais Artesanato, onde fizemos um seminário recentemente e agora estamos definindo uma politica, que resultará em um projeto de Lei. Queremos transformar o artesanato do Maranhão como um dos melhores do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário